×

Publicidade

País

Polícia Federal apreende 200 toneladas de minério de manganês no Pará

Ação ocorreu no Pará e faz parte do esforço investigativo do órgão para a repressão à extração ilegal de minérios na região

Após a apreensão dos veículos, foi instaurado inquérito policial (Foto: Divulgação/PF)

Marabá – A Polícia Federal apreendeu, no final da tarde de sexta-feira (27), dois caminhões de grande porte (bitrem) que transportavam, sem autorização legal, aproximadamente 200 toneladas de minério de manganês.

A ação se deu em cumprimento à ordem judicial, expedida pela 2ª Vara Federal de Marabá, após representação da autoridade policial local.

Os caminhões, carregados com o minério, tinham como destino o porto de Barcarena/PA, de onde partiriam, de forma ilegal e clandestina, para o exterior.

A apreensão é fruto do trabalho desenvolvido pela Policia Federal na desarticulação da exploração ilegal do minério na região, que culminou com a Operação “Rota do Minério”, deflagrada no dia 07 de fevereiro de 2020. A referida matéria prima pertence à União Federal, e sua exploração sem as devidas licenças configura crime contra o patrimônio, na modalidade usurpação, além de crime ambiental.

Após a apreensão dos veículos, foi instaurado inquérito policial para a identificação dos motoristas e proprietários dos caminhões, que irão responder pelo crime previsto no artigo 2º, §1° da lei n° 8176/91, com pena prevista de até cinco (5) anos de detenção, além do artigo 55 da lei de crimes ambientais (lei n° 9.605), com pena de detenção de até um ano.

*Com informações da assessoria

Publicidade

Comentários