×

País

Corpos de Teori Zavascki e de empresário dono de avião estão no IML de Angra

 Corpos de Teori e do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras chegam ao IML de Angra dos Reis - foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


Corpos de Teori e do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras chegam ao IML de Angra dos Reis – foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Publicidade

Os corpos do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do avião que caiu na quinta-feira (19) no mar em Paraty, e de uma mulher ainda não identificada já estão no Instituto Médico-Legal de Angra dos Reis para a necropsia. Eles foram resgatados hoje cedo, após o reinício das buscas no local do acidente, próximo à Ilha Rasa, a menos de 2 quilômetros da areia. No momento, não chove na região, mas o céu está nublado, com o mar revolto e com a visibilidade do fundo do mar prejudicada. Os corpos devem ser liberados ainda hoje.

As buscas, feitas por mergulhadores do Grupamento de Buscas e Salvamento do Rio de Janeiro, estão concentradas agora na retirada dos corpos do piloto Osmar Rodrigues e de outra mulher, que viajava com o grupo, ainda não identificada. As vítimas estão presas nas ferragens da aeronave, a uma profundidade de aproximadamente 4 metros.

Investigações

Uma das preocupações das autoridades é preservar ao máximo os destroços do avião, para não prejudicar as investigações. Uma equipe da Aeronáutica especializada em investigação de acidentes está desde ontem a noite em Paraty. OS técnicos atuaM na chamada “fase de ação inicial”, com a finalidade de coletar dados no local. Para isso, a equipe analisa os destroços, busca indícios de falhas, levanta hipóteses sobre as condições da aeronave nos momentos finais de voo, fotografa detalhes e retira partes do avião para análise, se for o caso. Não é possível estabelecer prazo para o término das investigações, que varia de acordo com a complexidade de cada caso.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é o órgão da Aeronáutica responsável pela condução das investigações.

Fonte: Agência Brasil