O Índice de Satisfação dos Passageiros em relação aos aeroportos brasileiros no terceiro trimestre deste ano foi de 89%, de acordo com pesquisa divulgada hoje (25) pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
O levantamento, feito desde 2013, tem como objetivo medir a satisfação dos viajantes com terminais que, juntos, movimentam 80% dos passageiros no país. Foram ouvidos 13.721 pessoas entre julho e setembro sobre um total de 38 indicadores de serviços, atendimento, infraestrutura e gestão aeroportuária.
Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação nos aeroportos pesquisados foi de 4,24 – contra 4,16 registrados no trimestre anterior. O índice, segundo a pasta, é o maior desde que a média 4 foi alcançada, no segundo trimestre do ano passado.
O aeroporto de Curitiba obteve o melhor resultado de satisfação geral já registrado na pesquisa, totalizando 4,68 pontos. Dos 15 aeroportos pesquisados, 14 melhoraram os resultados em comparação ao mesmo trimestre de 2015 e 13 obtiveram notas acima de 4.
Ainda de acordo com os números, cerca de 80% dos indicadores pesquisados alcançaram médias acima da nota 4, sendo que 63% registraram as melhores notas da série histórica.
O desempenho, na avaliação do governo, coloca o Brasil no mesmo patamar de satisfação conquistado por aeroportos asiáticos, considerados modelos mundiais pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês).
“O resultado foi extremamente positivo”, destacou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. “A pesquisa bateu todos os recordes de indicadores de todos os tempos, chegando à aprovação de 89% por parte dos passageiros, que deram nota boa ou muito boa”, concluiu.
Fonte: Agência Brasil