×

Notícias

Governo anuncia ‘desconto’ na conta de luz para quem economizar energia

O plano apresentado é para quem voluntariamente optar em economizar no consumo de energia elétrica.

(Foto: Fernanda Frazão/Agência Brasil)

Anúncio feito pelo ministro de Minas Energia, Bento Albuquerque, na última quarta-feira (25), tem gerado críticas por parte dos consumidores de energia elétrica. Isso porque no seu comunicado, é apresentado um plano referente a descontos na conta de luz para quem voluntariamente optar em economizar no consumo de energia elétrica.

O projeto, que deve entrar em vigor no início de setembro, será para os clientes que estão regulados (ligados a distribuidora), sendo eles residenciais ou empresariais.

Segundo o ministro Albuquerque, “a situação piorou”, informou ainda que as medidas visando a economia de energia e preservação do nível de água dos reservatórios das hidrelétricas, serão capazes de garantir o fornecimento até o final do ano.

Durante o anúncio do novo plano, o ministro explicou que ainda não sabe de onde sairão os recursos para arcar com os descontos na conta de luz dos consumidores residenciais e empresariais. Albuquerque afirmou, porém, que não há previsão de crédito extraordinário no Orçamento para essa medida.

O secretário de Energia Elétrica, Christiano Vieira, afirmou que o plano é similar ao programa de deslocamento de consumo para grandes consumidores, que terão compensação financeira se gastarem sua energia fora dos horários de pico.

Cada empresa que se dispuser a fazer esse acerto enviará uma oferta ao ONS (Operador Nacional do Sistema) dizendo quanto pretende receber. O ONS escolherá as melhores propostas, justamente aquelas que sejam mais vantajosas em relação ao acionamento de uma usina termelétrica, que gera um MWh por mais de R$ 2.000. “Essa diferença é que reduzirá o custo geral de geração de energia do país”, disse Vieira.

You cannot copy content of this page