Manaus/AM – Três homens foram presos na operação “Quimera”, deflagrada pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), na manhã desta segunda-feira (16), em bairros das Zonas Centro-Oeste e Sul da capital. Isaac Corrêa Barbosa, 32, Mauro Charlisson Nascimento Felipe, 18, e Ruan Silva Vital, 18, estão envolvidos em um esquema milionário de vendas de carros.
As investigações apontam que os três homens integram uma quadrilha que movimentou em um esquema criminoso mais de R$ 6 milhões. Para isso, eles abriram uma empresa de fachada e, por dela, alugaram mais de 100 carros de uma locadora. De posse dos veículos, a quadrilha vendia para terceiros.
De acordo com o delegado Cícelo Túlio, titular da DERFV, O grupo realizava as transações sem consultar o perfil financeiro das vítimas, que passavam a acreditar que eram, de fato, proprietárias dos veículos. Com o esquema, alguns carros foram encaminhados para os Estados de Roraima e da Bahia.
“Eles criaram uma empresa de fachada para conseguirem um contrato junto a essas locadoras, afirmando que utilizariam esses veículos para a empresa. Acontece que eles revendiam esses veículos para terceiros”, explicou Cícero Túlio.
A autoridade policial ressaltou, ainda, que o bando emprestou R$ 100 mil da facção criminosa Família do Norte (FDN) para viabilizar o pagamento do “caução”, uma garantia que as locadoras exigem para o aluguel de qualquer veículo. Além dos presos, 73 veículos carros foram recuperados.
Como forma de quitação do empréstimo, alguns carros foram repassados para a organização criminosa. Os veículos passaram a ser utilizados na realização de diversos crimes, como roubos, tráficos de drogas e até homicídios.
O coronel Louismar Bonates, titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), orienta que as pessoas que compraram veículos da quadrilha procurem a equipe da DERV.
“Ainda há muitos veículos nas mãos de pessoas que compraram de boa fé. É necessário que essas pessoas compareçam na DERFV e devolvam os automóveis. Caso ignorem a realidade desse problema, passarão a fazer parte dessa quadrilha como receptadores”, explicou.
Outros dois integrantes da quadrilha, identificados como Francisco Silva Filho, considerado o mentor do esquema, e Gabriel Ferreira Souza Marques, estão foragidos.
Indiciamento
Isaac, Mauro e Ruan foram indiciados por associação criminosa e estelionato. Ao término dos procedimentos cabíveis na DERFV, eles serão conduzidos ao Centro de Detenção Provisória Masculino (DCPM), onde irão permanecer à disposição da Justiça.