×

Mundo

Ofensiva contra Estado Islâmico provoca fuga em massa no Iraque

Crianças iraquianas que fugiram de Tal Afar Foto: Crescente Vermelho iraquiano/ Ocha

Uma ofensiva militar iniciada este fim de semana no Iraque para retomar áreas ainda controladas pelo grupo terrorista Estado Islâmico deve provocar a fuga de milhares de civis do distrito iraquiano de Tel Afar e comunidades vizinhas, estima a ONU. As informações são da ONU News.

Publicidade

A coordenadora humanitária das Nações Unidas no Iraque, Lise Grande, disse hoje (21) que cerca de 30 mil pessoas já abandonaram a área em busca de segurança. Os relatos dos deslocados incluem casos de famílias que chegam a caminhar “entre 10 e 20 horas debaixo de calor extremo para chegar aos pontos onde os deslocados se concentram chegando exaustos e desidratados”.

Lise disse que não se sabe quantos civis ainda estão nas áreas onde ocorrem os combates, mas as agências preparam-se para que “milhares de pessoas fujam nos próximos dias e semanas”. Ela afirmou que a movimentação ocorre em condições “muito difíceis e que, na cidade, a comida e a água estão acabando e as pessoas não podem mais atender suas necessidades básicas para sobreviver.”

O deslocamento acontece num momento marcado por desafios nos fundos de auxílio. Até este domingo, as agências das Nações Unidas receberam apenas metade do financiamento necessário para o Plano de Resposta Humanitária deste ano no país.

A chefe humanitária da ONU no Iraque defendeu que “nada é mais importante do que proteger os civis e as famílias durante o conflito”, que enfrentam “riscos extremos”. Ela apelou para que tudo seja feito pelas partes do conflito para evitar mais vítimas civis e garantir que as pessoas tenham assistência e direito ao abrigo como prevê o direito internacional humanitário.

Lise Grande afirmou que o Governo do Iraque lidera a operação humanitária, fornecendo transporte e ajuda. E os parceiros humanitários atuam oferecendo assistência essencial em locais onde estão concentrados os desalojados, apoiando as famílias na sua chegada. As agências da ONU também fornecem acampamentos de emergência.

Fonte: Agencia Brasil