No norte da Nigéria, pelo menos 60 pessoas perderam a vida e outras ficaram feridas neste sábado (18), após um caminhão-tanque carregado de gasolina tombar, derramar combustível e causar danos, de acordo com os Corpos de Segurança das Estradas Federais.
A explosão no estado do Níger ocorreu de forma semelhante em Jigawa, que resultou na morte de 147 pessoas em outubro do ano passado, uma das mais devastadoras catástrofes desse tipo no país mais populoso da África.
Kumar Tsukwam, chefe do setor dos Bombeiros para o Estado do Níger, afirmou que a maior parte das vítimas são residentes locais de baixa renda que correram para recolher o combustível derramado após o caminhão capotar.
“Uma grande multidão de pessoas se reuniu para pegar combustível, apesar das tentativas de impedi-los. De repente, o caminhão-tanque explodiu e pegou fogo, atingindo outro caminhão-tanque. Até agora, 60 corpos foram recuperados no local”, disse Tsukwam, em um comunicado.
De acordo com Tsukwam, os bombeiros conseguem extinguir o fogo. Autoridades investigam as causas do incidente e trabalham no resgate de vítimas.