×

Mundo

Atentado contra banco perto da embaixada dos EUA deixa 6 mortos em Cabul

Banco de Cabul tem sido alvo habitual de ataques nos últimos meses (Foto: Reuters)

Pelo menos seis pessoas morreram e três ficaram feridas nesta terça-feira (29) em um atentado suicida na capital do Afeganistão, nas proximidades de uma filial do Banco de Cabul e a cerca de 300 metros da embaixada dos Estados Unidos (EUA) e da Suprema Corte.

Publicidade

O atentado suicida ocorreu por volta das 10h (horário local, 2h30 de Brasília) perto de um banco, em área predominantemente residencial no centro de Cabul, disse à Agência EFE o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Najib Danish.

O porta-voz da Polícia de Cabul, Basir Mujahid, confirmou que “um homem-bomba detonou os explosivos que levava perto de uma das portas (de uma filial) do Banco de Cabul”. Segundo ele, de acordo com a última recontagem de vítimas, cinco pessoas morreram, além do homem-bomba, e nove ficaram feridas.

“O corpo do suicida está completamente destruído”, afirmou Mujahid, acrescentando que não conseguiram ainda identificar as vítimas. Ele acredita, no entanto, que há civis e membros das forças de segurança “que iam retirar seus salários”.

As vítimas foram levadas em várias ambulâncias para o Hospital Wazir Akbar Khan, disse o porta-voz do Ministério de Saúde Pública afegão, Ismail Kawsi, revelando que entre os feridos há quatro mulheres.

Os talibãs reivindicaram o atentado em mensagem no Twitter de um de seus porta-vozes, Zabihullah Mujahid. Ele assegurou que no ataque “contra a seção militar do Banco de Cabul morreram e ficaram feridos vários policiais”.

O Banco de Cabul tem sido alvo habitual de ataques nos últimos meses, como em junho, quando um atentado suicida com carro-bomba na província de Helmand deixou 34 mortos e 58 feridos.

Na última sexta-feira (25), um ataque suicida a uma mesquita da minoria xiita na capital afegã deixou 28 mortos e mais de 50 feridos, em uma ação reivindicada pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Esse ataque foi o primeiro grande movimento no Afeganistão, depois que o presidente americano, Donald Trump, anunciou, no início da semana passada, nova estratégia para o país, que inclui o envio de um número indeterminado de tropas.

Fonte: Agencia Brasil