×

Esportes

Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã é nesta sexta e sábado e deve reunir mais de 300 competidores

Ao todo, mais de 300 pescadores devem participar da competição (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), acontece a 4ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã. No primeiro dia, o evento inicia às 16h e no segundo a largada será dada às 7h, com entrega de premiação às 17h30. Ao todo, mais de 300 pescadores devem participar da competição que acontece no Píer do Tropical Hotel, em Manaus, e recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Publicidade

Uma das marcas do Torneio é a preservação. Por isso, em mais uma edição, além da competição, os participantes terão a missão de recolher lixo do rio. Somando as edições anteriores, mais de cinco toneladas de lixo já foram recolhidas do Tarumã-Açu, além disso, 684 tucunarés foram capturados e devolvidos a seu habitat. Os números expressivos equivalem ao número de competidores, que até este ano contou com mais de 700 pescadores, de nove estados brasileiros, sete municípios do Amazonas e dois países, sendo EUA e Peru.

“Esse é um dos maiores torneios do País e aqui os pescadores do nosso Brasil e de outras partes do exterior conhecem mais sobre o mundo da pesca esportiva do tucunaré. Nossa competição tem números impressionantes, como mais de trezentas licenças de pesca esportiva emitidas, mais de 1.500 litros de gasolina usados nas embarcações durantes as edições, e cada vez mais a gente quer se destacar e trabalhar para o fomento da pesca a preservação do Rio Tarumã”, disse o coordenador do torneio, Rogério Bessa.

Ainda segundo Bessa, uma das expectativas do Torneio é que algum competidor possa bater o recorde do maior peixe já capturado: 73,50cm, marca registrada desde 2014. Os atuais campeões, por exemplo, conseguiram capturar ano passado um peixe de 73cm. A dupla Antonio Falcão e Dante Brescianini chegaram bem perto da marca e tem chances de fazer história este ano. A equipe vencedora é aquela que somar o maior número de peixes aferidos.

“Além dos grandes pescadores da nossa região, teremos a participações de grandes nomes do mundo, como a Luana Pigatto, o Nelson Nakamura, entre outros. Este evento em Manaus é como se fosse um dos principais de outra modalidade, se compararmos, como do vôlei, do basquete, do futebol. Teremos o Messi, o Cristiano Ronaldo, o Neymar da pesca em nossa Cidade. Este é um privilégio único. Temos no total 70 equipes, e a premiação é feita através das medidas de cada peixe, de no mínimo 30 centímetros e cada equipe pode pegar até seis peixes”, disse ele, ao destacar que a premiação será em mais de R$130 mil reais.

O evento ainda vai contar durante todo os dois dias com praça de alimentação, djs, demonstração de arremesso, sorteio de prêmios, bandas regionais, e shows diversos.

Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã (Foto: Divulgação)

Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã (Foto: Divulgação)

Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã (Foto: Divulgação)

Com informações da assessoria