×

Esportes

Projetos esportivos no Estado serão reforçados, diz governador

A largada e chegada aconteceram em frente ao Parque Jefferson Peres, na área da Manaus Moderna, Centro de Manaus. (Fotos: Vítor Souza/Secom)

Com a proposta de fomentar as práticas esportivas e a qualidade de vida junto à população amazonense, o governador David Almeida participou, neste domingo (21), da primeira edição da Corrida Parkeiros Juventude e Fé. O evento, que teve apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), reuniu, aproximadamente, 1.300 pessoas que competiram nas provas de 5 km e 10 km, nas categorias Elite, Geral por Idade (de 18 e acima de 70 anos), Pessoas com Deficiência Visual e Cadeirantes, nos naipes masculino e feminino.

Publicidade

A largada e chegada aconteceram em frente ao Parque Jefferson Peres, na área da Manaus Moderna, Centro de Manaus. O governador destacou que em sua gestão os projetos esportivos terão prioridade. “Essa é uma das temáticas do nosso governo e vamos realizar na capital e no interior várias ações com a estrutura que temos, e tenho certeza que nosso Amazonas vai caminhar rumo à qualidade de vida, para que assim reduza muitos problemas de saúde”, afirmou o governador.

David Almeida ainda ressaltou que estuda a possibilidade de realizar a primeira Maratona do Amazonas. “Esporte é vida, prioridade e saúde e vou verificar a possibilidade de realizar o sonho de todo amazonense que corre, com a realização de uma maratona”.

Há tempos adepto às práticas esportivas, o governador David Almeida tem impulsionado projetos que ofereçam essas práticas na cidade de Manaus. No último dia 17 de maio ele prestigiou o lançamento do Projeto de Esporte, Saúde e Lazer’, no Centro Cultural Povos da Amazônia, no coração da zona Sul da capital. O projeto, que reúne atividades físicas, recreativas e de lazer, gratuitas à população, deve chegar a outros bairros da capital com o intuito de estimular a comunidade a praticar atividades físicas regulares e a ter hábitos saudáveis.

Intensificar 

O titular da Sejel, Fabricio Lima, agradeceu o olhar do Governador para o Esporte e afirmou que o trabalho vai ser para intensificar ainda mais as ações voltadas para a qualidade de vida e para lançar novos projetos e eventos, capazes de atender os anseios da população.

“Estou muito feliz pela conscientização e vivência do governador David sobre o esporte. A Corrida Parkeiros foi um sucesso, e a ideia é ampliar ainda mais o acesso ao esporte, tanto na capital quanto no interior do Estado. Neste final de semana, tivemos eventos de corrida, boxe, handebol, natação, triathlon, entre outros, e isso explica os motivos do Amazonas ter sido revelado como a unidade federativa que mais pratica atividade física, em pesquisa realizada pelo IBGE”, destacou Lima.

Corrida teve seus vencedores

O evento distribuiu premiações em R$ 8 mil, em medalhas e troféus para os competidores. A grande vencedora dos 10 Km foi Willy Sandra, que liderou a prova a partir da segunda volta, e fechou em 47m09seg. A medalha de ouro, inclusive, teve um gostinho especial, uma vez que foi a estreia da atleta em um percurso mais longo. Há quatros anos, ela conheceu o esporte, e de um lazer, agora a modalidade é uma profissão que vem dando bons frutos.

“Foi a primeira vez que participei de uma corrida de dez quilômetros. Antigamente eu fazia cinco e me destacava bastante. Com isso, coloquei a meta de passar para um outro estágio e estou muito feliz com o resultado. Não senti dificuldade no percurso e acredito que isso é resultado da minha boa preparação, que entre técnica e física dura quase três horas por dia. Agora minha missão é conquistar outras provas, baixar meu tempo, e melhorar cada vez mais”, disse.

A competidora profissional, Juliana Gusmao, 30, ficou em primeiro lugar na categoria feminino de 5km. Esse foi o primeiro título da temporada 2017, após recuperação de uma lesão. “Fiquei contente porque me recuperei recentemente de uma lesão, e essevfoi meu primrip podio do ano. O calor foi maior adversário, mas consegui e já estou me preparando para as próximas competições”, disse.

Dionísio Cardoso, 35, foi o vencedor na prova masculina de 5km. Ele, que divide a rotina de atleta com o a vida profissional, disse que a cada competição busca fazer a sua melhor marca. “Agradeço a Deus, em primeiro lugar, ao meu treinador e quero continuar nesse ritmo para as próximas que virão em Manaus e fora daqui. Tenho essa meta de vida e quero sempre trazer orgulho pro nosso Estado”.

Equipe Juventude e Fé busca ‘puxar’ comunidade

Há 16 anos, Juventude e Fé, um projeto da Igreja Adventista, realiza vários eventos esportivos em prol da comunidade. No final do ano passado, dentro do projeto, começou a fomentar a equipe de corrida, que pretende se tornar tradicional nos eventos. “Há oito meses iniciamos com esta equipe de corrida e através dela levamos o espírito esportivo, a qualidade de vida e cada vez mais estamos tentando participar das corridas. Estamos felizes com a Corrida Parkeiros e vamos fazer o nosso melhor”, disse Aurilex Moreira, um dos organizadores do evento.

Essa foi a primeira vez que aconteceu essa corrida, com iniciativa de dois grupos, a Grupo de Corrida Parkeiros e Equipe Juventude e Fé Runners. “A gente se juntou para realizar este evento em prol de criar competitividade e também para oferecer um percurso novo, uma vez que corredores se sentem motivados com desafios, e tivemos esse interesse em buscar um novo local de prova, com subidas, descidas e muitas surpresas. E essa Corrida no Parque Jefferson valorizou o local, e levou para esta zona da cidade um novo evento”, destacou Aurilex.

Com informações da assessoria