
As 50 crianças realizam aulas de Jiu-Jítsu oferecidas pelo professor voluntário Jonis de Andrade. (Fotos: Divulgação/Semjel)
Com foco no bem-estar e qualidade de vida de crianças e adolescentes, o Programa Segundo Tempo, da Prefeitura de Manaus, inovou mais uma vez ao oferecer aulas recreativas e de Jiu-Jítsu para Pessoas com Deficiências (PCD’s) na Escola Municipal Francisca Mendes, no bairro São José 2, na Zona Leste da capital amazonense.
Entre 50 crianças que participam das aulas de Jiu-Jítsu oferecidas pelo professor voluntário Jonis de Andrade, nas segundas, terças e quintas-feiras, pela manhã e tarde, cinco delas contam com necessidades especiais, como microcefalia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e dislexia.
São os casos de Daniel dos Santos, Samuel Coutinho, Paulo Vasconcelos, Carlos Moisés e Matheus Wendel. Mais desenvolto entre os colegas especiais, Samuel Coutinho brinca, luta e explica como as atividades ajudam em seu desenvolvimento. “Gosto muito dessas atividades. Elas ajudam eu e meus colegas. Faz bem pra gente, gosto muito”, afirmou Samuel, que tem microcefalia.
As 25 crianças de cada turno realizam as atividades juntas e de acordo com o professor Jonis Andrade são ensinadas a respeitar as diferenças dos colegas. “Além do aprendizado no Jiu-Jítsu, ensinamos cada um que o respeito com o próximo deve vir em primeiro lugar. Trabalhamos com eles o esporte e a disciplina”, declarou Andrade.
Exemplo do que o professor afirma é dito por Eldson Vasconcelos. “Aqui a gente brinca e se diverte juntos. Ninguém é melhor que ninguém. O professor ensina a gente a respeitar eles. Ele diz que essas atividades ajudam eles a melhorarem”, contou o garoto que cursa o quinto ano do ensino fundamental.
Para o coordenador do Programa Segundo Tempo, Thiago Santos, a ideia do programa é atender o máximo número de crianças e adolescentes. “Essa é uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto e do secretário Mário Barros, para que possamos expandir o programa, como já fizemos ao levar o SUP para a zona ribeirinha e continuaremos fazendo”, ressaltou.
Melhoras
Segundo a professora Lucinete Azevedo, as atividades realizadas pelas crianças refletem no desenvolvimento delas dentro da sala de aula. “Antes dessas atividades as crianças eram muito isoladas, até pelos pais as superprotegerem. Hoje em dia eles são mais espertos com essas atividades que trabalham a disciplina, a interação e contribuem para desenvolvimento deles”, disse.
A coordenadora do programa na escola, Ana Menezes, contou que o público de PCD’s vem aumentando no projeto pelo bem estar que causa nas crianças. “Começamos atendendo três crianças nas nossas atividades e os pais perceberam as melhorias tanto na socialização, porque antes eles eram muito fechados, e a partir de então o número vem aumentando e hoje já contamos com cinco crianças no núcleo”.
A escola
A Escola Municipal Francisca Mendes, localizada na Rua J, do bairro São José II, na zona Leste de Manaus, conta com 560 crianças, entre 6 a 13 anos, que cursam do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. O Programa Segundo Tempo já é realizado há quatro anos na escola e entre as atividades realizadas estão Futsal, Dança, Vôlei e Jiu-Jítsu.
Pioneirismo
O Programa Segundo Tempo de Manaus é o primeiro do Brasil a contar com a modalidade Stand Up Paddle (SUP). Em parceria com o Projeto ‘SUPerar’, as atividades atendem aproximadamente 150 crianças por dia das comunidades do Tarumã, Novo Livramento e Tupé. As aulas são realizadas no flutuante Tribal SUP, na Praia Dourada, Tarumã, zona Oeste.
Em Manaus o Programa Segundo Tempo é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) em convênio com o Ministério do Esporte, onde atende aproximadamente 10 mil crianças em 85 núcleos espalhados por todas as zonas da cidade, oferecendo 19 modalidades esportivas no contraturno escolar para crianças de 6 a 14 anos.
Com informações da assessoria