
Manaus e Volta Redonda pela Série C (Foto: Josemar Antunes)
Manaus (AM) – Jogando na Arena da Amazônia na tarde desse domingo (8), o Manaus fez valer o fator casa e venceu o Volta Redonda pelo placar de 1 a 0, em partida válida pela 11ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Gavião conseguiu pela primeira vez duas vitórias consecutivas na competição. O gol decisivo foi do volante Gilson Alves, nos acréscimos do primeiro tempo.
O jogo

Manaus e Volta Redonda pela Série C (Foto: Josemar Antunes)
O técnico Evaristo Piza optou pela manutenção da mesma equipe que bateu o Santa Cruz no Arruda, por 1 a 0, na última rodada. O Manaus começou marcando forte e construindo jogadas pelas pontas. Por sua vez, o Voltaço criou sua primeira chance clara de gol aos nove minutos.
Após contra-ataque, o lateral Júlio Amorim avançou em velocidade pela direita, deu drible em Dudu Mandai e chutou de canhota no canto do goleiro Gleibson, que fez a defesa sem dar rebote.
O Gavião do Norte respondeu aos 13 minutos com Guilherme Amorim. O camisa 99 carregou a bola pela parte central e rolou para Denilson, que lançou Rafhael Lucas dentro da área. Mesmo pressionado pela defesa, o camisa 9 bateu na saída de Vinícius Dias, que evitou o gol.
Com a forte marcação do time amazonense, o Esquadrão de Aço encontrava dificuldades para sair jogando na intermediária. mesmo assim, conseguia levar perigo para o arqueiro Gleibson. Aos 27 minutos, Luciano Naninho tocou para Rômulo Cabral, que bateu fraco cruzado. Gleibson defendeu com tranquilidade.
Aos 40, Emerson Júnior arriscou chute da meia-lua. Gleibson buscou no canto e espalmou com rebote, mas fez nova defesa antes da chegada de Caio Vitor. Nos acréscimos, aos 46, Dudu tabelou Gabriel Davis no meio, foi até a linha de fundo e cruzou.
No lance, Denilson tentou pegar de bicicleta, mas furou. A bola sobrou para Gilson Alves, que matou no peito e pegou um chute de bate-pronto no ângulo do goleiro Vinícius Dias. Manaus; 1 a 0.
Na volta do intervalo, Piza fez a primeira mudança. O técnico optou por Douglas Lima no lugar de Anderson Paraíba, visando melhorar o último passe. Diferente do primeiro tempo, o Volta Redonda impôs mais volume no campo de ataque, com cruzamentos perigosos na defesa Esmeraldina.
Aos 18 minutos, Douglas Lima avançou pelo meio, roubou a bola e pegou a defesa do Voltaço desarmada. O camisa 21 rolou para Denilson, que cortou o zagueiro e bateu para fora. Uma chance clara de aumentar o placar.
Buscando mais movimentação no ataque, Piza trocou Rafhael Lucas e Denilson por Vitinho e João Diogo. A partida tomou um cenário de muita briga pela bola e faltas na intermediária. Nos minutos finais, o Manaus acelerou o ritmo e buscou controlar a posse no campo de ataque.
Nos acréscimos, Vitinho chutou cruzado e quase ampliou para o Gavião do Norte. Em contrapartida, o Voltaço não conseguiu esboçar reação e a partida acabou com a vitória do Manaus.
Panorama e próximos jogos
O grupo A se encontra muito equilibrado. Com o resultado positivo, o Gavião do Norte subiu da sexta posição para a vice-liderança, com 17 pontos conquistados. Já o Volta Redonda segue com 17 pontos e caiu para a quarta colocação.
Na próxima partida, o Manaus visita o Floresta-CE, fora de casa, no domingo (15), às 15h (horário local), no estádio Domingão, na cidade de Horizonte. O time cearense é o oitavo na tabela. No sábado (15), o Voltaço recebe o Botafogo-PB, às 17 horas (de Brasília), no estádio Raulino de Oliveira.