×

Esportes

Manaus vence o Tombense e assume a liderança do grupo A da Série C

Gabriel Davis e Vanilson marcaram para o Gavião do Norte na Arena da Amazônia; Everton diminuiu para o Gavião Carcará de Tombos

Manaus e Tombense fizeram partida inédita na Arena da Amazônia (Foto: Josemar Antunes)

Manaus (AM) – Disposto a esquecer a derrota para o Altos-PI por 3 a 2, no último final de semana, o Manaus venceu o Tombense-MG por 2 a 1, neste sábado (26), em duelo da quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Esmeraldino mantém 100% de aproveitamento na Arena da Amazônia, e assume a liderança isolada do grupo A com nove pontos.

Publicidade

No duelo inédito entre os Gaviões do Norte e Carcará, Gabriel Davis e Vanilson marcaram para o time amazonense. O lateral-esquerdo Dudu Mandai foi um dos destaques ao longo da partida com duas assistências. Everton fez o gol de honra dos mineiros, que haviam vencido o Ferroviário-CE por 3 a 0, na última sexta-feira (18), e  seguem na sexta colocação, com seis pontos. 

A partida

Allan Dias em disputa de bola (Foto: Josemar Antunes)

O jogo iniciou com o Tombense-MG com mais posse de bola e pressionando a saída de bola do Manaus. No entanto, quem assustou foi o Gavião do Norte, com roubada de bola. Aos cinco minutos, Diego Rosa aproveitou passe errado, invadiu a área e chutou fraco para defesa de Felipe Garcia.

No minuto seguinte, o Alvirrubro respondeu com chute de Everton, mas a bola se perdeu pela linha de fundo, sem oferecer perigo para a meta do goleiro Renan Rocha. O time mineiro voltou a ter outra oportunidade pela direita com Jean Lucas, mas Amarildo não conseguiu aproveitar o cruzamento. 

Aos poucos, o Manaus foi furando o setor defensivo do Tombense. Aos 22 minutos, o lateral-esquerdo Dudu Mandai avançou em velocidade, foi até a linha de fundo e cruzou para o meio da área. Gabriel Davis chegou batendo e marcou um golaço. A bola ainda bateu na trave antes de entrar no canto esquerdo do goleiro Felipe Garcia.

O gol animou a equipe do Gavião do Norte. Após cruzamento de Edvan, o centroavante Vanilson quase ampliou, mas o goleiro Felipe Garcia fez boa defesa. Daí em diante, o duelo entre os Gaviões passou a ficar equilibrado. Nos acréscimos do primeiro tempo, Vanilson avançou em velocidade, mas em vez de chutar para o gol, preferiu tocar para trás e a defesa afastou. 

(Foto: Josemar Antunes)

Na volta do intervalo, o Gavião Carcará fez duas alterações e começou com mais posse de bola em busca do empate. Os visitantes tentavam furar o bloqueio defensivo do Manaus, mas a falta de criatividade atrapalhava o acerto do último passe.

Por sua vez, o Gavião do Norte fazia jogo cadenciado e deu resposta com bola parada. Aos oito minutos, Allan Dias cobrou falta e obrigou Felipe Garcia espalmar para escanteio. Em outra jogada de bola parada, Anderson Paraíba arriscou o chute de longe, aos 14 minutos.

Após a entrada de Caíque, o Tombense melhorou o ritmo de jogo. Aos 21 minutos, Caíque que entrou no lugar de Wesley, recebeu bola em velocidade, passou por Dudu Mandai e Spice, e mandou para a pequena área. Everton, sem marcação na cara do gol, empatou de carrinho.

Após o gol de empate, o técnico Marcelo Materlotte fez três substituições para tornar o Gavião do Norte mais ofensivo. João Diogo no lugar de Diego Rosa, Marcelinho no lugar de Allan Dias, e Philip no lugar de Anderson Paraíba.

Aos 32 minutos, João Diogo deu passe na medida para Dudu Mandai pela esquerda. O lateral cruzou para Vanilson, embaixo da trave, só empurrar a bola para o fundo das redes e selar a vitória. O centroavante marcou o 14º gol em 16 jogos e se tornou artilheiro do clube.

Final de jogo, Manaus 2 a 1 no Tombense. Com o resultado, o Gavião do Norte chega a nove pontos na tabela e assume a liderança do grupo A da Série C. O próximo compromisso será contra o Jacuipense-BA, no dia 3 de julho, na Arena da Amazônia, às 16h (horário local), pela sexta rodada do campeonato.

Já o Tombense que perdeu a invencibilidade e caiu para a sexta posição, com seis pontos, vai encarar o vice-líder Botafogo-PB, em Tombos. A partida acontece no sábado (3), válida pela 6ª rodada da primeira fase, às 17h, no estádio Antônio Guimarães de Almeida, popularmente chamado de “Almeidão”.

Lances da partida: