×

Esportes

Manaus vence o Princesa do Solimões e conquista o Amazonense

Gavião do Norte vende de novo por 2 a 1, fatura o seu quinto título estadual e amplia hegemonia em seis anos

Princesa do Solimões e Manaus na final do Amazonense 2022 (Foto: Josemar Antunes)

Manacapuru (AM) – Em jogo válido pela final do Campeonato Amazonense 2022, o Manaus voltou a vencer o Princesa do Solimões por 2 a 1, neste sábado (2), no estádio Gilberto Mestrinho, mais conhecido como “Gilbertão”. Os gols saíram todos no segundo tempo, e a equipe do Gavião do Norte comandada por Evaristo Piza conquistou o quinto título do estadual.

Publicidade

O jogo

O jogo foi marcado por equilíbrio entre os times (Foto: Josemar Antunes)

Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 1 na Arena da Amazônia, o Manaus precisava apenas de um empate para ficar com o título. Em um campo pesado, devido as chuvas em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital amazonense), a técnica foi deixada de lado. Tubarão e Gavião do Norte fizeram um duelo equilibrado, e de muita raça.

Apesar das condições do gramado, foi o Manaus que teve a primeira chance de abrir o placar. Aos sete, Thiaguinho deu passe para Felipe Baiano, mas o camisa 77 parou na defesa adversária. Aos 12, o Princesa respondeu com perigo. Jonas cruza na área para Max, que domina e rola para Edinho Canutama. O camisa 7 que havia substituído o volante Koffi, machucado, chutou a bola em cima da zaga.

O Tubarão seguiu pressionando o visitante. Aos 24, Edinho Canutama avançou pela esquerda, fez bonita jogada, mas o goleiro Reynaldo espalmou o chute forte. Em nova jogada aos 33, o camisa 7, cobrou falta e a bola explodiu no travessão.

Aos 37, o Gavião do Norte respondeu com cabeçada de Gutierrez, mas o goleiro Luís Paulo conseguiu fazer a defesa sem rebote.

Já a segunda iniciou eletrizante, com situações claras de gol. Aos três, Silvano recebe na frente pela direita e chuta cruzado. A bola desvia na zaga e Palmares não alcança. Um minuto depois, Rayne em jogada de escanteio ganha no alto e cabeceia, mas a bola passa por cima do gol Alvirrubro.

O Tubarão respondeu aos 5, com Jonas, que entrou no lugar de Carlinhos no intervalo. O camisa 23 avançou pela direita e cruzou, mas o zagueiro Claudinho se antecipa e tira de carrinho.

O Princesa ditava o ritmo de jogo. Aos 13, Luciano cobra falta, mas a zaga do Manaus afasta. Aos 19, o Gavião do Norte abre o placar com golaço de Júnior Palmares. O camisa 10 recebe na frente, vê o goleiro Luís Paulo adiantando e manda a bola no ângulo esquerdo.

Os donos da casa não se abateram com o gol. Aos 21, Edinho Canutama cobra escanteio, Felipe Tiririca escora no primeiro pau e Jonas embaixo da trave só empurra para empatar: 1 a 1 no placar.

Aos 34, Frank recebe passe na frente e cruza na área. Ivanzinho ajeita, mas chuta mal. O Manaus, por sua vez, chegava aos poucos no setor defensivo do adversário. Aos 37, Vitinho, que entrou no lugar de Silvano, recebe na frente e chuta forte. Atento, o goleiro Luís Paulo espalma.

Precisando vencer, o Princesa continuou na pressão. Mas foi o Manaus que conseguiu o feito. Aos 44, Rayne, de cabeça, marca após escanteio cobrado por Moreira: 2 a 1 para o Manaus. Após o apito final, o Gavião do Norte sagrou-se campeão do Amazonas.

Lances da partida 

Calendário

O Manaus volta a campo pelo Campeonato Brasileiro Série C, no dia 11 de abril contra o Brasil-RS, em Pelotas. Já o Princesa do Solimões garantiu vaga na Série D de 2023. As duas equipes também já garantiram presenças na Copa do Brasil e Copa Verde do próximo ano.