×

Esportes

Manaus leva virada e perde para o Volta Redonda na Série C

Guilherme Pira fez o gol para o Gavião do Norte, no primeiro tempo, enquanto Bruno Barra e Lelê fizeram os gols do Voltaço, na etapa final

O Volta Redonda levou a melhor sobre o Manaus na Arena da Amazônia (Foto: Josemar Antunes)

Manaus (AM) – Parecia ser a partida perfeita, mas o Manaus decepcionou o seu torcedor ao perder nesta segunda-feira (18) para o Volta Redonda por 2 a 1, de virada, na Arena da Amazônia, em duelo válido pela 15ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Guilherme Pira abriu o placar para o Gavião do Norte, no primeiro tempo, enquanto Bruno Barra e Lelê balançaram as redes para o Voltaço, na etapa final.

Publicidade

Com o resultado, o Volta Rendonda soma 23 pontos ganhos e fica na 6ª colocação, dentro do G-8, zona de classificação. Já o Manaus permanece com 21 pontos, e ocupa a 11ª posição. O time amazonense deixou escapar o resultado positivo em casa. Agora, faltam quatro rodadas para o final da primeira fase da competição.

O jogo

O primeiro tempo foi de oportunidades para os dois times, com chances claras de credenciar a partida. No entanto, o domínio amplo foi do Manaus. Com mais vontade que o Volta Redonda, aos três minutos, o atacante Guilherme Pira avançou em velocidade pela esquerda, e deu passe para Alvinho na grande área. Na hora do arremate, o camisa 9 foi bloqueado por Thomas Kayck. 

Em cobrança de escanteio por Renanzinho aos quatro minutos, Claudinho quase abriu o placar de cabeça para os donos da casa. A bola passou perto da trave direita. O Voltaço deu resposta em seguida aos nove minutos. Caio Vitor lançou Igor Bolt na pequena área, mas o goleiro Matheus Inácio fez defesa com rebote, mas Paulo Sérgio se antecipa e evita o gol do adversário.

Aos 14 minutos, Volta Redonda se anima e volta assustar. Caio Vitor recebe na entrada da grande área e chuta, mas a bola passa longe. Com jogo aberto, um minuto depois, Guilherme Pira faz linda jogada pela esquerda e arrisca. O goleiro Dida faz a defesa. 

Em outro lance de oportunidade, Renanzinho cobra escanteio aos 14 minutos para o Gavião do Norte. Gilson no primeiro pau se antecipa de cabeça, mas a bola bate na trave do goleiro Dida e se perde pela linha de fundo.

Aos 21 minutos, Alvinho rouba a bola na frente, avança e toca para Luiz Felipe, que chuta mal e perde a chance clara de gol. Quem assutou depois foi a equipe carioca. Aos 24 minutos, Luiz Felipe domina mal, Marcos Júnior rouba a bola e chuta forte.

Com jogo equilibrado, o Esquadrão de Aço mantinha o ritmo de pressão. Aos 26 minutos, o goleiro Matheus Inácio faz boa defesa e evita o gol do visitante no chute Caio Vitor na grande área.

O Volta Redonda conseguia se impor em campo com domínio dos espaços. Aos 34 minutos, o goleiro Matheus Inácio dá rebote. Igor Bolt manda a bola para as redes, mas assistente marca impedimento e o árbitro anula o gol.

Após o crescimento do Voltaço na partida, aos 44 minutos, Renanzinho sai em velocidade pela direita e toca para Guilherme Pira, que de frente para o gol, chuta na saído do goleiro Dida e abre o marcador: 1 a 0 para o Manaus. Nos acréscimos, Matheus Alessandro recebe cruzamento na área e arrisca de voleio, mas o placar não muda.

Na volta do intervalo, a vontade e o controle do Manaus ficaram no vestiário. Após boas mudanças do técnico Rogério Corrêa, o Volta Redonda teve outra postura no gramado e foi ao ataque em busca do empate. Aos sete minutos, em cobrança de escanteio, Bruno Barra sobe mais alto que a zaga e cabeceia firme sem chances para o goleiro Matheus Inácio: 1 a 1. 

Após sofrer o gol, o Manaus tentou reagir com Neto Costa, mas o camisa 18, de cara para o goleiro Dida, mandou a bola por cima do gol. Aos 15 minutos, Felipe Cordeio recebe na frente e chuta para fora.

Aos 18 minutos, Caio Vitor lança na frente para Rafhael Lucas, mas o goleiro Matheus Inácio se antecipa e evita o gol. No lance, o arqueiro é atingido pelo camisa 20, ex-atacante Esmeraldino.

Depois dos 20 minutos, os técnicos Rogério Corrêa e João Brigatti fizeram substituições no esquema tático. Além das alterações, o árbitro distribui vários cartões amarelos para ambas equipes.

O duelo caiu de ritmo, mas o Esquadrão de Aço voltou a se impor e seguiu melhor na reta final. Aos 30 minutos, Rafhael Lucas recebe na frente, mas chuta para fora.

Aos 40 minutos, Mauro Gabriel recebe fora da área e bate, mas a bola caprichosamente toca na trave esquerda do goleiro Matheus Inácio. No rebote, Lelê manda a bola no travessão, mas a arbitragem marca impedimento.

De tanto insistir, a virada veio aos 42 minutos. Caio Vitor faz boa jogada pela esquerda, avança e lança para Lelê na frente, que chuta na saída do goleiro Matheus Inácio: 2 a 1.

Antes do árbitro encerrar a partida, Raphael Lucas, depois de ser substituído, provoca os jogadores reservas do Manaus. A confusão se estendeu com empurra-empurra entre jogadores em campo.

Com os ânimos contidos, a partida recomeçou. Aos 47 minutos, Lelê recebe na área e chuta, mas no lance é travado e a bola vai para escanteio.

o duelo terminou com a vitória do Volta Redonda. Com a derrota, o Manaus perdeu a invencibilidade de sete jogos na Arena da Amazônia. Até aqui, o Gavião do Norte tinha vencido três e empatado outros quatro jogos.

Lances do jogo

Confusão nas arquibancadas do estádio 

A atuação do Manaus na derrota para o Volta Redonda foi alvo de críticas por parte de torcedores. No final da partida, torcedores do clube amazonense iniciaram uma confusão nas arquibancadas da Arena da Amazônia.

(Foto: Josemar Antunes)

Na tentativa de conter o tumulto, o segurança do Manaus, identificado como “Nascimento”, foi agredido com um soco no rosto, que rompeu o supercílios, ocasionando forte sangramento. Ninguém foi preso.

Próximos jogos

Pela 16ª rodada, o Manaus encara fora de casa o Atlético-CE no próximo sábado (23), às 15h (de Brasília), no estádio Domingão. Já o Volta Redonda recebe o Ypiranga-RS na segunda-feira (25), no estádio Raulino de Oliveira, às 20h30 (de Brasília).

Coletiva de imprensa