×

Esportes

Manauara EC encara Tocantinópolis na Copa Verde 2024

Amazonas FC e Manaus FC aguardam seus adversários na segunda fase da competição

Manauara EC encara Tocantinópolis na Copa Verde 2024

Equipe do Manauara EC (Foto: João Normando)

Manaus (AM) –  O Manauara EC já conhece seu adversário na Copa Verde 2024, competição na qual o futebol amazonense terá três representantes. Estreante em competições regionais, o Robô estreia dia 21 ou 28 de fevereiro, diante do Tocantinópolis-TO. Já Amazonas FC e Manaus FC aguardam seus respectivos adversários na segunda fase da competição. A tabela do torneio foi divulgada nesta quinta-feira (4), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, comentou sobre o início da competição e destacou a participação expressiva do estado do Amazonas em uma competição importante a nível regional e nacional.

“Chegamos a esta edição da Copa Verde mais fortes do que nunca. Temos na disputa da competição, três times muito qualificados e que reúnem todas as condições para brigar por título. Estaremos representados por uma equipe de Série B, um clube novo com um futuro promissor e pelo clube amazonense que mais vezes chegou à semifinal desta competição. Então, muito nos orgulha ver o patamar que o futebol amazonense está atingindo, gradativamente”, assinalou o mandatário.

Publicidade

Equipe do Manaus FC (Foto: João Normando)

Caso passe pelo adversário tocantinense, o Robô da Amazônia encara o Gavião do Norte na segunda fase. Por sua vez, a Onça-pintada encara o vencedor do confronto entre São Raimundo-RR e Capital-TO. A previsão é que a segunda fase seja realizada no dia 6 ou 13 de março.

Equipe do Amazonas FC (Foto: João Normando)

Tanto a primeira quanto a segunda fase são disputadas em jogos únicos, na casa da equipe melhor ranqueada nacionalmente. Por isso, o atual vice-campeão amazonense estreia fora de casa. A partir das quartas de final, os duelos serão decididos em partidas de ida e volta.

Copa Verde

Criada em 2014, a Copa Verde reúne clubes do Norte e do Centro-Oeste do Brasil. Batizada em homenagem às riquezas naturais típicas destas regiões, a competição hoje conta com a participação de 24 equipes, de 12 federações estaduais diferentes.

Presença constante no torneio regional, o futebol amazonense busca seu primeiro título na competição, que assegura ao vencedor uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil da temporada seguinte. Em 2018 e 2020, com o Manaus FC e em 2022, com o São Raimundo, o Amazonas chegou às semifinais da competição.

O Paysandu é o maior campeão da competição, com três títulos, e também o recordista em finais, tendo chegado a sete decisões em 10 edições realizadas do torneio regional. O campeão da edição de 2023 foi o Goiás.