A garotada da categoria infantil e juvenil do futebol de campo da 20ª edição das Municipíadas, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tiveram na manhã desta terça-feira (20), a chance de jogar as finais da modalidade no Estádio Ismael Benigno, a Colina, um dos Centros de Treinamento da Copa do Mundo 2014.
Mesmo sob forte calor, os alunos das escolas municipais finalistas não se importaram e mostraram disposição, garra e motivação de jogarem no palco de jogos importantes do futebol amazonense e competições nacionais.
A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, que vem acompanhando de perto as disputas, ressaltou que as Municipíadas não têm apenas seu lado competitivo, mas principalmente trabalha o aspecto intelectual, físico, corporal e a formação do aluno de forma integral.
“As Municipíadas não são apenas competitividade, mas cooperação e uma forma de integrar todas as escolas nesse projeto de educação esportiva e trazer de fato uma motivação pessoal aos alunos que participam de todas essas ações”, explicou.
Segundo o coordenador das Municipíadas, Ronnie Melo, a realização desses jogos em locais profissionais é especial, pois a maioria dos alunos nunca tinham visitado esses espaços. Para ele, os jogos também têm uma conotação essencialmente educacional.
“Hoje é um dia muito feliz para nós, porque trouxemos os alunos para jogarem num estádio oficial, que é a Colina. É uma oportunidade única para eles jogarem aqui. Nesse processo de construção para uma educação melhor, que é nosso maior objetivo”, finalizou.
Campeão
A Escola Municipal Francisca Pergentina, bairro Zumbi, zona Leste, conquistou pela primeira vez o título do futebol de campo no infantil com uma equipe de 14 alunos. Para o professor João Batista, responsável pelo time, a conquista é muito mais do que esportiva.
“Fica como aprendizado a união, o trabalho. Falo muito com eles sobre a questão da união de todos. Esse trabalho de equipe não é somente visando o atleta, mas fazer um trabalho responsável na escola para que eles sejam organizados. Essa equipe foi campeã porque se organizou dentro da escola e no campo”, comemorou.
O aluno do 9º ano, Wenderson Araújo de Lima, 13, pela primeira vez foi campeão pela sua escola no futebol de campo. Para ele, que disputa competições amadoras fora da escola, é um momento único e a realização de um sonho.
“Nunca joguei aqui na Colina. É muito bacana porque a bola rola bem legal nesse gramado perfeito. Nós estamos tentando desde ano passado esse título, mas agora conseguimos. O bom disso tudo é a educação e o espirito esportivo de saber ganhar ou perder”, disse.
Resultados finais do futebol campo
Infantil masculino
1º – Escola Municipal Francisca Pergentina
2º – Escola Municipal Nossa Senhora das Garças
3º – Escola Municipal Lucila Freitas
Juvenil masculino
1º – Escola Municipal Alfredo Linhares
2º – Escola Municipal Dom Jackosn
3º – Escola Municipal Guilherme Barker
Com informações da assessoria