×

Esportes

Fast vence Moto Club nos pênaltis por 6 a 5 e vai enfrentar o Globo-RN

No tempo normal, Janeudo marcou para o Rolo Compressor, nos acréscimos da etapa inicial, e Edrean para o Papão do Norte, no início da etapa complementar

O Fast Clube se classificou na decisão por pênaltis (Foto: Adilson Nascimento)

Manaus – Após 2 a 2 no primeiro confronto, Fast Clube e Moto Club voltaram a empatar, agora, por 1 a 1, na noite deste sábado (13), na Arena da Amazônia, pela segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Nos pênaltis, o Rolo Compressor garantiu vaga nas oitavas de final da competição, por 6 a 5. O time amazonense enfrentará o Globo-RN, que eliminou o ABC-RN. 

Publicidade

O jogo

As equipes começaram a partida em busca do gol (Foto: Adilson Nascimento)

A partida entre amazonenses e maranhenses começou eletrizante, melhor para os visitantes. Antes do primeiro minuto, Edrean avançou com velocidade para o Moto Club, mas foi barrado com falta por Thiago Spice na entrada da grande área. Victor cobrou falta no ângulo, mas Alencar saltou bonito e espalmou a bola para fora. 

Em cobrança de escanteio aos dois minutos no primeiro pau, Derlan desvia de cabeça e quase abre o placar o time do Moto Club. A bola passou perto da meta do goleiro Alencar, que deu bronca na defesa. Aos quatro minutos, Wallace Lima avança pela direita e cruza. A bola ganha velocidade e Edrean não alcança. 

Em resposta aos seis minutos, o Fast Clube quase marca tira o primeiro zero do placar. Denis Pedra cruza na área, mas bola é desviada e por pouco no engana o goleiro Saulo. Aos dez minutos, Janeudo recebe na frente e toca para Mateus Oliveira, mas Martony se antecipa e evita o perigo. 

Aos 12 minutos, Denis Pedra tabela com Marco Goiano, tentar avançar, mas é parado com falta. O próprio Marco Goiano cobra falta, mas o chute rasteiro vai para fora, longe da meta do goleiro Saulo. Mas agressivo, o Moto Club tenta buscar o gol a todo instante. Após jogada forte aos 15 minutos em Denis Pedra, Victor é advertido com cartão amarelo.

Aos 17 minutos, o Rolo Compressor resolve tomar conta do jogo. Bernardo cobra lateral na área para Mateus Oliveira, que arruma de peito, mas a zaga chega e tira. Aos 19 minutos, Victor cobra lateral na área, Thiago Spice falha. A bola sobra para Wallace Lima, que avança e chuta cruzado, mas a defesa do Fast impede o gol. 

Em nova jogada, o Moto Club tenta achar espaço na defesa do Rolo Compressor. Aos 21 minutos, Flamel cobra falta na área e Marco Antônio manada a bola para escanteio. Victor cobra escanteio fechado, mas o goleiro Alencar bem colocado sobe mais alto e espalma. 

Aos 23 minutos, o Fast Clube avança com Ítalo, que comete falta. No minuto seguinte, após troca de passes no ataque, Bernardo recebe pela direita e cruza, porém, Marco Goiano não alcança a bola, que se perde pela lateral. 

Aos 25 minutos, Helder falta em Janeudo e recebe cartão amarelo. Na jogada seguinte, Helder comete falta em Ítalo, que saí de campo para atendimento médico. Os jogadores do Fast Clube reclamam e pedem cartão amarelo, que valeria a expulsão, mas o árbitro Luiz Paulo de Moura Pinheiro (MT) fica só na conversa. 

Após parada técnica para hidratação aos 29 minutos,  Janeudo recebe pela direita, avança e cruza na área, mas a bola bate na defesa do Papão do Norte. Aos 33 minutos, Janeudo cobra escanteio no primeiro pau e zaga adversária afasta.

Na sequência, a bola é lançada na área para Mateus Oliveira, que ajeita para Marco Goiano finalizar de primeira, mas a bola sobe muito e passa longe do goleiro Saulo. Aos 35 minutos, o técnico Marcinho Guerreiro faz alteração na equipe maranhense e promove a entrada de Abu no lugar de Helder, que já tinha cartão amarelo. 

Aos 36 minutos, Wallace Lima recebe na área, dribla marcador e quase faz o primeiro dos visitantes com chute forte, mas o goleiro Alencar espalma e dá o rebote. A zaga se antecipa e evita o gol. Em nova jogada, Edrean avança pela esquerda, mas é parado com falta. Com boa chance de bola parada, Flamel cobra e Marco Goiano afasta de cabeça. 

Aos 40 minutos, Marco Goiano recebe na entrada da grande área, mas pega mal na bola. Um minuto depois, Ronan aproveita passe na entrada da grande área e chuta forte. O goleiro Saulo espalma e dá rebote. Mateus Oliveira chega na bola, mas o árbitro anula jogada por impedimento. Aos 42 minutos, cartão amarelo para Guilherme Rocha, do Moto Clube, após falta em Ronan. 

Nos acréscimos, bola é lançada para Wallace Lima na frente, mas Bernardo Benjamin chega primeiro e tira o perigo. Aos 49 minutos, o Fast Clube chega ao gol. Bernardo Benjamin avança em velocidade pela direita, vai até a linha de fundo e cruza na medida para Janeudo. O camisa 11 sobe mais alto que a zaga e marca de cabeça, sem chances para o goleiro Saulo. 

Na volta do intervalo, o Moto Club voltou melhor que o time amazonense. Com um minuto de jogo, o atacante Edrean recebe lançamento do zagueiro Júlio Pitt na área, arruma e toca na saída do goleiro Alencar para empatar o confronto. Aos três minutos, Edrean faz bonita jogada e recebe falta de Denis Pedra, que é advertido com cartão amarelo. 

Aos cinco minutos, Edrean recebe na direita e arrisca de longe, mas o chute vai para fora. Aos oito minutos é a vez de Bernardo Benjamin arriscar de fora da área. A bola que tinha endereço certo desvia e vai para escanteio. No minuto seguinte, Edrean recebe lançamento na área, arruma e chuta para a defesa do goleiro Alencar. 

Nas oitavas de final, o Fast enfrentará o Globo-RN (Foto: Adilson Nascimento)

Aos dez minutos, o Fast Clube quase chega. Thiago Spice lança na direita para Denis Pedra, que avança e cruza. A bola vai muito forte e Mateus Oliveira não alcança. Aos 11 minutos, Dija Baiano dribla dois marcadores pela esquerda e avança, mas é parado com falta próximo da grande área. 

Janeudo cobra falta rasteira, mas a bola ganha velocidade e vai para fora. Aos 15 minutos, Ronan recebe livre na área, passa por dois adversários e tenta encobrir o goleiro Saulo, mas a finalização foi para linha de fundo, desperdiçando uma ótima chance de gol. O placar de empate levaria as equipes para decidir nos pênaltis. Por sua vez, o time da casa procurava chegar ao segundo gol. 

Aos 22 minutos, Denis Pedra marcou para o Fast Clube. mas o lance foi invalidado pelo árbitro que viu impedimento de Mateus Oliveira. A pressão do time amazonense continuava e quase conseguiu o objetivo. Aos 25 minutos, Márcio Passos recebeu na entrada da grande área e mandou um balaço. O goleiro Saulo se esticou e fez uma linda defesa.  

Aos 28 minutos, Dija Baiano cobra escanteio e zaga do time maranhense afasta. Aos 29 minutos, o técnico Ricardo Lecheva fez alterações na equipe do Rolo Compressor. Charles e Tiago Pará entraram para o jogo, respectivamente, no lugar de Janeudo e Mateus Oliveira. Em jogada na entrada da área, Charles recebe passe a arrisca, mas a bola vai para a linha de fundo. 

Cansado em campo, o time visitante tentava sair nos contra-ataques. Aos 32 minutos, Flamel tentou lançamento para Wallace Lima, mas o chute foi muito forte e ficou fácil para o goleiro Alencar. Aos 35 minutos, Abu, do Moto Clube, recebeu cartão amarelo por falta forte. 

O Tricolor de Aço cobrou falta com Charles, mas o chute rasteiro foi defendido pelo goleiro Saulo, que estava bem posicionado. Aos 38 minutos, Charles troca passes com Dija Baiano na área, que dá passe para Tiago Pará. O camisa 17 do Fast Clube chuta para a defesa do goleiro do Papão do Norte, que evita o gol. 

Aos 40 minutos, o camisa 3 Bernardo Benjamin, do Fast Clube, cruza na área para Dija Baiano, que não alcança a bola. Aos 41 minutos, Charles recebe na frente, mas estavam em posição irregular. Por retardar o reinício de jogo, o goleiro Saulo recebe cartão amarelo.

Aos 42 minutos, Márcio Passos aproveita passe de Charles e chuta de fora da área. O goleiro Saulo pula bonito e faz uma defesa espetacular. Na cobrança de escanteio, Thiago Spice cabeceia, mas manda a bola para fora. 

A pressão do Fast Clube era um verdadeiro bombardeio. Aos 44 minutos, Ronan faz jogada individual e passa a bola para Charles, que chuta com endereço certo. A bola, no entanto, foi desviada pela defesa do Moto Club. 

Com o duelo chegando ao fim no tempo normal, o árbitro deu nove minutos de acréscimos. Aos 46 minutos, o técnico Ricardo Lecheva promoveu a entrada de Régis, ex-São Paulo, no lugar de Denis Pedra. Mas quem quase chegou ao segundo gol foi o Moto Club, com Abu em chute de longe, mas a bola ficou fácil para a defesa do goleiro Alencar. 

Aos 50 minutos, o técnico Marcinho Guerreiro substituiu Guilherme Rocha por Gleydison. Em jogada disputada na pequena área, Martony e Ronan se chocaram de cabeça. O jogo ficou paralisado para atendimento médico no gramado.

Aos 53 minutos, Dija Baiano cruza na área e Thiago Spice manda a bola para fora. O Fast Clube foi para o ataque, mas na sequência o árbitro encerrou a partida, levando a vaga para os pênaltis. Em seguida, os refletores da Arena da Amazônia se apagaram por falta de energia elétrica na região. 

Disputa de pênaltis

Após a energia voltar no estádio, os times foram decidir vaga nas oitavas de final. Na primeira cobrança, o zagueiro Bernardo Benjamin perdeu para o Fast Clube. Flamel converteu para o Moto Club. Na segunda cobrança, Márcio Passos empatou para o Fast e Victor colocou a equipe maranhense em vantagem. 

No terceiro pênalti, Ronan fez para os amazonenses com muita frieza. Já Wallace Lima deslocou o goleiro Alencar. Na quarta cobrança, Dija Baiano marcou para o Rolo Compressor. Edrean foi para a marca do cal e converteu para o Papão do Norte.

Na quinta penalidade, Charles converteu com categoria e empatou. Abu ficou com a responsabilidade de classificar o Moto Club, mas ele mandou a bola no travessão de Alencar. 

Em cobranças alternadas, Régis marcou para o Fast Clube e Derlan cobrou bem e fez para os visitantes. Thiago Spice mandou a bola nos fundos das redes e fez para a equipe amazonense. Gleydison foi para a cobrança e mandou a bola no travessão.

Fast Clube vence por 6 a 5 nos pênaltis e avança para as oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O Rolo Compressor vai encarar o Globo-RN.