×

Esportes

Em jogo de despedida de Formiga, Brasil goleia índia por 6 a 1

Os gols da Seleção Brasileira de Futebol Feminino foram marcados por Debinha, Geyse, Giovana, Ary Borges (duas vezes) e Kerolin

Debinha abriu o placar para o Brasil (Foto: Josemar Antunes)

Manaus (AM) – Brasil e Índia se enfrentaram nesta quinta-feira (25), na Arena da Amazônia, em Manaus, pelo fechamento da primeira rodada do Torneio Internacional de Futebol Feminino. A partida marcou a despedida de Formiga com a camisa 8 canarinha. Os gols da vitória foram marcados por por Debinha, Geyse, Giovana, Ary Borges (duas vezes) e Kerolin.

Publicidade

Antes da bola rolar, a veterana de 43 anos recebeu novas homenagens da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Um vídeo foi exibido no telão do estádio com alguns dos seus jogos pela seleção. Formiga atuou em 234 partidas e marcou 37 gols. Além disso, desde que a modalidade passou a fazer parte das Olimpíadas, a jogadora é única a estar em todas as edições. A mãe de Formiga marcou presença nas arquibancadas acompanhada de familiares.

O jogo

Gio, atacante do Brasil, marca o segundo da equipe (Foto: Josemar Antunes)

A partida iniciou com o Brasil abrindo o placar com menos de um minuto. Debinha recebeu lançamento, invadiu o sistema defensivo da Índia e fez o seu 18º gol sob o comando da técnica Pia Sundhage. No entanto, oito minutos depois, a defesa brasileira deu bobeira e Manisha deixou tudo igual na primeira etapa.

Após o gol de empate, a seleção canarinha passou lançar bolas na área adversária, mas Chauhan fazia as defesas. Aos 36 minutos, Ary fez bela jogada pela direita, a defesa afastou mal, e
Gio aproveitou a chance para fazer o segundo gol do Brasil.

Na volta do intervalo, a treinadora sueca Pia Sundhage fez três alterações na equipe, deixando Formiga no banco. Com as entradas de Bruninha, Geyse e Lauren, o time ganhou mais velocidade no ataque.

Aos seis minutos, Ary Borges recebeu passe de Debinha, e mandou um chute certeiro, sem chances para Chauhan. Dois minutos depois, Kerolin marcou o quarto gol brasileiro após lançamento de Bruninha.

Aos 17 minutos, Pia Sundhage fez mais duas substituições, dessa vez com as entradas de Júlia Bianchi e Ana Vitória, sem colocar a volante Formiga na partida. Com isso, a torcida passou a cobrar a entrada da veterana em campo.

Aos 31 minutos, Geyse ampliou para o Brasil: 5 a 1. O momento mais esperado veio aos 32 minutos. Debinha saiu para a entrada de Formiga, que recebeu a braçadeira de capitã. Como atacante, a veterana deu assistência para o gol de Ary Borges aos 35 minutos, que dedicou o tento para a camisa 8, selando a goleada.

Formiga se despediu com a braçadeira de capitã (Foto: Josemar Antunes)

Formiga ainda teve duas oportunidades de fechar seu ciclo pela seleção com chave de ouro, mas as chances foram desperdiçadas dentro da área, com as defesas da goleira Chauhan. O público foi de 3.194 e renda de R$ 231.840,00.

Com o resultado, o Brasil assume a liderança da competição, com os mesmos três pontos do Chile, que venceu na abertura da rodada a Seleção da Venezuela. No próximo domingo (28), a Seleção Brasileira encara o Chile na Arena da Amazônia, enquanto a Índia mede forças com as venezuelanas, no mesmo dia e local.