×

Esportes

Circuito de Graduados de Natação reúne atletas neste sábado, em Manaus

A competição deve reunir quase 200 atletas. (Foto: Mauro Neto/Sejel)

A competição deve reunir quase 200 atletas. (Foto: Mauro Neto/Sejel)

As braçadas mais fortes do Amazonas estarão reunidos neste sábado (6), quando acontece o 2º Circuito de Graduados de Natação – Troféu Mairo Ramos e Troféu Thiago Tinoco. A primeira etapa do evento inicia às 07h30 e a segunda às 16h, no Parque Aquático do Clube do Trabalhador do Sesi, localizado no Coroado. A competição é uma realização da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada) e recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Publicidade

Ao todo, é prevista a participação de 195 atletas de dez diferentes clubes, que vão disputar as categorias Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil e Junior/Senior, que pertence a classe graduados. De acordo com o presidente da Fada, Victor Hugo Façanha, o Botinho, nomes fortes do esporte baré prometem brigar de ponta a ponta pelo lugar mais alto do pódio na categoria principal, como Cayo Vasconcelos, Helissandro Aquino, Kaio de Araújo, Stephany Rodrigues, Ana Débora Sampaio, Felipe Andrade, Gabriel Maciel, Leonardo Brasil, entre outros, que rotineiramente ocupam espaço nas competições locais e nacionais.

“O Circuito graduados mescla aqueles que estão iniciando na carreira, com os mais experientes. Logo, temos um show de competitividade nas águas. Teremos nomes já conhecidos nas disputas principais, atletas favoritos, e creio que quem for prestigiar vai gostar bastante. Temos tambem vários atletas que competirão na Junior/Senior que são da Seleção Amazonense e isso anuncia como as provas serão difíceis”, destacou Botinho.

Ainda segundo Botinho, a novidade para este ano na competição é a Tabela de Recordes. Nos circuitos anteriores a mesma não existia e a partir deste ano todos os desempenhos passarão a ser registrados conforme quebra de recordes. “Os recordes já existem, mas fizemos uma restauração para utilizar a tabela de recordes e acredito que isso cria uma motivação a mais para o atleta participar da competição e dar o seu melhor. Aumenta o índice técnico, pois existe realmente um objetivo de disputa, e todos saem ganhando, quem está prestigiando a competição e quem está nadando”, disse.

O 2º Circuito de Graduados conta pontos para o ranking local, assim como para os melhores do ano, onde no final de 2017 a Fada homenageia os atletas que se destacarem na temporada 2017. Os melhores são presentados com o troféu de Mérito Aquático Prof. Waldir de Oliveira.

Programação

Dia 06/05/17 – Sábado
Às 07:30h – Aquecimento
Às 08:30h – Início da 1ª Etapa

Às 15:00h – Aquecimento
Às 16:00h – Início da 2ª Etapa

Com informações da assessoria