
Vasco e Flamengo pelo jogo de ida da semifinal do Carioca (Foto: Reprodução)
Vasco e Flamengo se enfrentaram na tarde deste sábado (1º), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca. No duelo para pouco mais de 10 mil de torcedores, o Rubro-Negro levou a melhor por 1 a 0. Bruno Henrique marcou um golaço.
Por ter melhor campanha na primeira fase, o Rubro-Negro foi para o duelo com vantagem de dois empates. Com o resultado, o Vasco precisa vencer por dois gols de diferença na partida de volta no próximo sábado (8), para garantir vaga na final.
O jogo
A partida iniciou com lances de faltas e cartões amarelo para Lucas Pinton, pelo Vasco, e Erick Pulgar, pelo Flamengo, com quatro minutos. O Flamengo ditava o ritmo nos contra-ataques com lances pelas linhas de fundo. O Vasco subiu a marcação para impedir o avanço do Rubro-Negro.
Aos dez minutos, Léo Ortiz dominou mal e mandou para escanteio ao tentar recuar para o goleiro Rossi. O lance foi cobrado, mas sem perigo de gol. O Flamengo continuava melhor em campo. Aos 12 minutos, De Arrascaeta sofreu falta na estrada da área. Erick Pulgar cobrou por cima do gol de Léo Jardim.
Aos 14 minutos, o Vasco saiu rápido pela esquerda com Pablo Vegetti, que foi derrubado. Wesley foi punido com cartão amarelo no lance de muita reclamação. Em jogada construída, o Vasco quase abriu o placar aos 18 minutos. Jair dominou na entrada da área e chapou de esquerda, mas a bola passou sobre o travessão.
Aos 20 minutos, Guillermo Varela sofre falta na direita com entrada forte de Pablo Vegetti. O árbitro aplicou cartão amarelo para o camisa 99 do Vasco. Em jogada de velocidade, Wesley foi derrubado por João Victor, mas o árbitro mandou seguir. No lance, De Arrascaeta se atrapalhou na pequena área e não concluiu a jogada.
Após o lance, João Victor recebeu cartão amarelo pela falta. Aos 26 minutos, o árbitro concedeu o tempo técnico para hidratação. Aos 28 minutos, Mateus Carvalho fez falta dura em Gerson e levou cartão amarelo. Após erro de passe, Rayan puxou contra-ataque e quase marcou para o Cruzmaltino.
O jogo passou ser equilibrado com oportunidades de gol para ambas equipes. Paulo Henrique em velocidade pela direita cruzou na área, mas Pablo Vegetti não aproveitou. No lance seguinte, o Rubro-Negro levantou bola na área para Bruno Henrique, mas Léo Jardim bem posicionado fez a defesa sem rebote.
Aos 42 minutos, Rossi evitou o gol do Vasco com belo chute de Rayan que recebeu passe na medida de Coutinho. No rebote, o camisa 77 chutou forte e Léo Ortiz salvou na pequena área. No lance seguinte, o Flamengo respondeu com perigo aos 44 minutos. A defesa do Vasco se organizou e afastou o perigo de gol.
Na reta final do primeiro tempo, o duelo ficou pegado e com chances de o Rubro-Negro abrir o placar. Após concluir os acréscimos, o árbitro deu por encerrado a primeira parte do Clássico dos Milhões.
Na volta do intervalo, as equipes iniciaram sem modificações no esquema tático. O Flamengo passou trocar passes no setor defensivo, com marcação alta do Vasco. Aos dois minutos, Bruno Henrique arrancou em velocidade pela esquerda e foi derrubado. O árbitro não viu falta e marcou escanteio.
Na cobrança, a defesa do Cruzmaltino afastou. Em nova jogada, dessa vez pelo meio, o Flamengo cobrou falta aos quatro minutos. De Arrascaeta mandou por cima do gol de Léo Jardim. Aos sete minutos, De Arrascaeta cobrou escanteio fechado e a bola beliscou a trave.
A defesa afastou. Dois minutos depois, João Victor pediu falta na pequena área. A bola sobrou para Luiz Araújo, que desperdiçou. O Rubro-Negro seguiu pressionando. Aos 11 minutos, Luiz Araújo recebeu livre e chutou de longa distância. A bola bateu na trave e saiu para a linha de fundo.
Aos 14 minutos, Mateus Carvalho foi substituído pelo angolano Loide Augusto, que fez sua estreia pelo Cruzmaltino. Três minutos depois Ryan arrancou em velocidade, mas Varela conseguiu neutralizar o contra-ataque.
O Flamengo achou ao gol aos 21 minutos com belo passe de Gonzalo Plata. Bruno Henrique recebeu bola na meia-lua, fez finta com a perna direita e finalizou de canhota no ângulo do goleiro Léo Jardim. Um golaço no Nilton Santos!
Em desvantagem, o Vasco saiu para o ataque em busca do empate. Entretanto, as construções das jogas ficam na defesa do adversário. Aos 25 minutos, o jogo foi paralisado para o tempo técnico. Após a paralisação para hidratação, o técnico Filipe Luís colocou Allan no lugar de Luiz Araújo para reforçar a marcação do Rubro-Negro.
Aos 29 minutos, Fábio Carille fez três mexidas. Juan Sforza, Dimitri Payet e Benjamín Garré entraram na partida, e deixaram o campo Jair, Philippe Coutinho e Rayan. Pelo Flamengo, De Arrascaeta deu lugar para Matheus Gonçalves.
Aos 42 minutos, o carrasco do Vasco, Bruno Henrique foi substituído por Wallace Yan. Plata também deu lugar para Ayrton Lucas. A equipe Rubro-Negra se mantinha melhor em campo mesmo com as mexidas.
O árbitro acrescentou mais cinco minutos de jogo. No minuto final, o Vasco teve uma falta. A bola foi levantada na área, mas João Victor não conseguiu concluir com o cabeceio de cima para baixo. Fim de jogo! Flamengo vence com o placar mínimo.