Rio de Janeiro (RJ) – O técnico da seleção brasileira masculina de basquete, Aleksandar Petrovic convocou 14 jogadores que embarcarão nesta sexta-feira (25) rumo à Croácia, onde disputarão o Pré-Olímpico da modalidade, em Split, última chance de o país assegurar a vaga nos Jogos de Tóquio (Japão). A estreia será contra a Tunísia, na próxima terça (29), às 15h (horário de Brasília).
Dos 15 atletas brasileiros que se encontram na Polônia, onde disputaram e venceram dois amistosos contra o país, apenas Caio Pacheco, armador de 22 anos, ficou fora da lista de convocados (confira a relação ao final do texto).
“Caio é um grande menino, um jogador muito talentoso. E que cresceu a cada treino conosco aqui na Polônia. Fizemos um investimento para o futuro. Tenho certeza que Caio frequentará a seleção brasileira, no mínimo, pelos próximos dez anos – afirmou Petrovic, em depoimento ao site da Confederação Basileira de Basquete (CBB).
Antes da estreia, o treinador dispensará ainda outros dois atletas: apenas 12 defenderão a seleção no torneio. No dia seguinte à estreia contra a Tunísia, o Brasil duela a anfitriã Croácia, também às 15h. Os dois melhores desse mini-grupo avançam às semifinais, contra os dois melhores entre Alemanha, México e Russia. A final será no dia 4 de julho. Somente o campeão do Pré-Olimpico garante vaga em Tóquio 2020.
Convocados
Armadores
Georginho – São Paulo
Marcelinho Huertas – Tenerife-ESP
Rafa Luz – BC Nevžis-Optibet-LIT
Yago – Flamengo
Alas/Armadores
Vitor Benite – Burgos-ESP
Alas
Alex Garcia – Bauru
Léo Meindl – Fuenlabrada-ESP
Alas/pivôs
Bruno Caboclo – Limoges-FRA
Lucas Dias – SESI Franca
Léo Demétrio – Flamengo
Pivôs
Anderson Varejão – Cleveland Cavaliers-EUA
Cristiano Felício – Chicago Bulls-EUA
Lucas Mariano – São Paulo
Rafael Hettsheimeir – Flamengo