O atleta amazonense Renato Valente Alves, 24, o ‘Índio’, vem ganhando destaque nas Artes Marciais Mistas, mais conhecida pela sigla em inglês MMA (Mixed Martial Arts), no México. O corte no supercílio, uma das marcas da batalha, que durou pouco mais de dez minutos, não foram suficientes para acabar com o sorriso largo do atleta, ao derrubar o mexicano Miguel Velasquez com um poderoso mata-leão, na noite de sábado (17), na cidade do México.
Natural do município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), ‘Índio’, com cartel de quatro vitórias no profissional e dez no amador, fez a luta principal do XMA (Xtreme Martial Arts), realizado no Macro Plaza, em Mérida. A sexta edição do evento reuniu alguns lutadores mais ranqueados do México, com um público de mais de duas mil pessoas.
“É inexplicável a sensação de estar dentro do octógono representando o meu País. Entro na luta com a benção de Deus, da minha família e principalmente, com o apoio importantíssimo dos meus treinadores que fazem de mim um atleta cada dia melhor. A falta de patrocínio tem sido, sem sombra de dúvidas, o maior empecilho para nós atletas, mas não podemos desistir, mas insistir para vencer todos os desafios que vierem. Mais uma etapa ganha e agora, me preparar mais ainda para a próxima luta, que será a mais importante da minha carreira até agora”, enfatiza Renato.
Amazonense vai representar o Brasil na disputa de cinturão do maior evento de MMA, no México
E o campeão já tem um novo desafio pela frente. Dia 19 de agosto será o primeiro brasileiro a disputar o cinturão, na categoria 77,100, representando o País, no XFL (Xtreme Fighters Latino), o maior evento de MMA do México. Renato Índio vai enfrentar Júlio Cachorro, o detentor do cinturão na categoria, na luta principal da noite.
O Evento será na Cidade do México e será transmitido para todo o país mexicano através da TV aberta.
Lutando na categoria até 77,100 kg, Renato é atleta da Academia Rio Figthers, no Rio de Janeiro, equipe liderada pelo ex-UFC, Miltinho Vieira.
Academia virou residência oficial
Nos últimos dois meses a academia se tornou residência oficial do atleta. Para se preparar para a luta, Renato passou a morar na Academia Tsunami Team, na Cidade do México, liderada pelo também ex-UFC, Alfredo Tsunami. O preparo para o evento envolveu uma dura rotina de treinos, em média cinco treinos diários, modalidades de artes marciais como, Muay Thai, Kikiboxing, Jiu jitsu, Wrestling, entre outras.
A paixão pelas artes marciais veio aos 12 anos, quando ainda morava em Novo Aripuanã, cidade situada no rio Madeira. O sonho de ser um atleta de ponta o levou a deixar a família, amigos e a faculdade de engenharia mecatrônica para irem busca de aprimoramento no esporte. Tem formação no Boxe, pela Liga de Boxe da Cidade do Rio de Janeiro (LBCRJ), mas os primeiros passos foram por orientação de Eliezer Araújo Prainha, o maior treinado de boxe do Amazonas.
Com informações da assessoria