Manaus (AM) – Rafael dos Santos Lacerda não é mais técnico do Amazonas. O clube anunciou, na madrugada desta segunda-feira (11), a demissão do treinador gaúcho de 39 anos, após a segunda derrota consecutiva da equipe no quadrangular final da Série C.
A má fase da Onça-pintada contribui para a decisão da diretoria, tomada dois dias depois do revés para o Paysandu, por 1 a 0, na Arena da Amazônia. Além de Rafael Lacerda, o auxiliar técnico João Antônio, o preparador físico Anderson Kuki e o analista de desempenho Mateus Bolivar também tiveram o contrato rescindido.
Em comum acordo, os dois lados optaram por encerrar o contrato, em reunião feita com a diretoria do clube. Rafael Lacerda foi anunciado em 26 de março de 2022 para substituir Rodney Gonçalves, que deixou o comando da Onça-pintada na oitava rodada do Campeonato Amazonense.
Vice-campeão do Campeonato Gaúcho com o Caxias em 2020 e eleito o melhor treinador da competição regional, Rafael Lacerda esteve à frente da equipe amazonense por 53 jogos, com 29 vitórias, 14 empates e 10 derrotas. O aproveitamento do comandante foi de 63,5%.
No comando do Amazonas
Rafael Lacerda conquistou o acesso à Série C no dia 28 de agosto de 2022, após conseguir empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro, nas quartas da Série D, contra a Portuguesa-RJ. No jogo da volta, o Amazonas venceu o time da Ilha do Governador por 3 a 2, no estádio Carlos Zamith, na Zona Leste de Manaus.
Nas semifinais, o Amazonas encarou o Pouso Alegre-MG e perdeu os dois jogos por 1 a 0. Apesar do revés para o time mineiro, o Aurinegro fez a melhor campanha de um clube amazonense na tabela geral da Quarta Divisão Nacional.
Agradecimento e despedida
Nas redes sociais, o clube amazonense agradeceu a passagem do treinador e será eternamente grato por todo o comprometimento e dedicação. Veja na íntegra a nota.
O Amazonas FC informa o fim da parceria com o técnico Rafael Lacerda, que não comanda mais a equipe aurinegra. O contrato entre as partes foi encerrado de maneira amigável.
Sob o comando da Onça-pintada, foram 53 jogos, com 29 vitórias, 14 empates e 10 derrotas. pic.twitter.com/fwLxvVZCVk
— Amazonas FC (@oficialamfc) September 11, 2023
O técnico Rafael Lacerda também manifestou agradecimentos pelas redes sociais para se despedir dos jogadores e torcida.
“Encerra um ciclo, mas fica a história, com muitas conquistas e respeito! Obrigado Amazonas FC, por me permitir fazer parte da sua história. Ao presidente Wesley, e sua diretoria por confiarem em meu trabalho. Agradecer todos os atletas que estiveram ao meu lado, por 18 meses. Vocês são a principal parte do processo! Agradecimento ao staff do clube, imprensa e toda torcida amazonense! Obrigado por tudo!”, Rafael Lacerda, ex-técnico do Amazonas.