Manaus (AM) – No duelo de felinos pela semifinal do primiro turno do Campeonato Amazonense, melhor para a equipe da Onça-Pintada. Com gols de Sassá e outro de Diego Torres, de pênalti inexistente, o Amazonas venceu o Nacional por 2 a 1, na noite desta sexta-feira à noite, na Arena da Amazônia. Raimundinho marcou o gol do time nacionalino.
Com o resultado, a equipe Aurinegra do técnico Luizinho Vieira é o primeiro finalista da competição 2024. Agora, o time da zona leste de Manaus aguarda o adversário que sairá neste sábado (17), do confronto entre RPE Parintins e São Raimundo. A partida acontece, às 20h, no estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).
A final está prevista para o próximo sábado (24), mas a Federação Amazonense de Futebol (FAF) ainda dever confirmar o horário e local. O atacante Sassá segue artilheiro isolado do campeonato com cinco gols.
O jogo
Mesmo com o empate favorável para avançar à final, o Amazonas iniciou pressionado o Nacional desde os primeiros minutos. No decorrer, a Onça-Pintada foi passou ter mais posse de bola e acelerou as jogadas no ataque. A primeira boa chance de gol veio com Patric aos 20 minutos, após chute cruzado. O goleiro João Vitor espalmou e Ivanzinho afastou o perigo.
A resposta do Nacional apareceu aos 26 minutos. Raimundinho conseguiu roubar a bola de Diego Torres e, ao fazer lançamento para William Salvino, mandou para fora. Após a parada técnica, o Amazonas quase abriu o placar aos 31 minutos. Patric recebeu lançamento de William Barbio na área e chutou forte, mas o goleiro João Vitor fez a defesa.
A equipe da Onça-Pintada seguia impondo ritmo em busca do gol. Em jogada coletiva pela direita aos 42 minutos, Rafael lenvatou bola na área, Patric se esticou e tocou para Sassá, que só escorou de cabeça para colocar o Amazonas na frente.
Na volta do intervalo, o Amazonas seguiu com o mesmo ritmo da etapa inicial. Aos quatro minutos, Renan Castro cruzou com perfeição para Rafael Tavares, mas a conclusão de cabeça ficou na defesa do goleiro João Vitor. Na sobra, Fellipe Bastos chegou batendo cruzado e a bola foi para fora.
Aos sete minutos, um lance polêmico. Rafael avançou em velocidade e acabou parado com falta antes da grande área. O árbitro Edmar Campos da Encarnação e seu assistente, virão falta dentro da área e marcaram pênalti para o Amazonas. O argentino Diego Torres foi para a cobrança aos 11 minutos e aumentou a vantagem da Onça-Pintada: 2 a 0.
Após a penalidade inexistente, o árbitro que já havia subistuído Ivan da Silva Guimarães Júnior, que passou mal antes da partida, foi sucedido por Raimindo Azevedo. Aos 30 minutos, o Leão da Vila Municipal chegou ao primeiro gol. Raimundinho se antecipou em cobrança de escanteio para fazer um golaço, de calcanhar.
Nos acréscimos, o time nacionalino chegou a marcar com William Salvino. O camisa 11 recebeu livre no ataque, fintou o goleiro, mas o gol foi anulado por posição irregular. O jogo ficou no 2 a 1, e classificação do Amazonas para a decisão.