Manaus (AM) – A servidora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), enfermeira Júlia Mônica Marcelino Benevides, foi aprovada na seleção do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), cujo resultado foi divulgado nessa última quinta-feira (10). Júlia Mônica é pesquisadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da unidade hospitalar.
O projeto denominado “Perfil clínico, epidemiológico, imunológico e qualidade de vida dos pacientes com câncer colorretal atendidos na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas” será orientado pelo professor José Fernando Marques Barcellos (Ufam).
A pesquisa está vinculada a um projeto temático institucional mais amplo envolvendo vários aspectos do câncer colorretal, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Segundo Júlia Mônica, a pesquisa será realizada na própria Fundação Cecon, onde se pretende descrever o perfil clínico, epidemiológico, imunológico e a qualidade de vida de 150 pacientes com câncer colorretal – suspeita ou diagnóstico confirmado – atendidos no período de 2022 a 2024, identificados através da demanda espontânea do ambulatório da instituição.
Câncer colorretal
O câncer colorretal é o terceiro tumor mais incidente no mundo. A cada ano do triênio 2020-2022, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 20.540 casos novos em homens e 20.470 em mulheres no Brasil. Para o Amazonas, O Inca estima 230 novos casos, sendo 120 em homens e 110 em mulheres.
*Com informações da assessoria