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Educação

Profissionais de educação participam do encerramento sobre debate do novo modelo do Ensino Integral

A mesa rendonda foi composta por profissionais de educação de todo o país - foto: Cleimor Santos/Semed

A mesa rendonda foi composta por profissionais de educação de todo o país – foto: Cleimor Santos/Semed

Profissionais de educação de todo o país participaram do encerramento de debates sobre a Educação Integral, na segunda-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus.

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Durante as discussões, foram apresentadas experiências bem sucedidas e apresentações das avaliações sobre a maneira como a rede municipal vem desenvolvendo a modalidade de ensino.

Compondo a mesa redonda, a secretária municipal Kátia Schweickardt ressaltou a importância de se construir escolas democráticas e participativas, o que já vem sendo realizado em unidades da Semed e está em processo de expansão para outras escolas da rede.

“A semente foi jogada e já estamos colhendo alguns frutos. Temos hoje quatro escolas com esse modelo e ele já começa a ser adotado em outras unidades. Mesmo com suas limitações, esse tipo de discussão é importante, principalmente pelo momento democrático que vivemos atualmente”, disse Kátia Schweickardt.

A educação integral é uma realidade na Semed desde o início deste ano, com um projeto piloto em quatro unidades de ensino, que atende mais de 600 estudantes. A principal característica desta modalidade é o aluno como protagonista do saber e uma escola democrática onde todos têm voz. A escola integral tem cinco pilares de aprendizagem: cultural, cognitivo, socioambiental, físico e emocional.

Nesta linha, a representante do projeto Escolas Transformadoras, Helena Singer, elogiou o trabalho da Semed.

“O que Manaus está fazendo é algo fantástico e eu fico enormemente feliz em poder vir aqui, mais uma vez, para discutir esse modelo de educação. Quero levar para o restante do país o que tem sido feito aqui, para que todos conheçam o trabalho desenvolvido pela secretaria”, disse.

Gestores das quatro escolas municipais que já possuem o sistema de Educação Integrada, implantado este ano de forma experimental, contaram um pouco sobre as suas experiências e como a mudança na metodologia de ensino impactou no funcionamento das unidades e na vida dos alunos atendidos.

Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, elogiou o interesse de expandir o modelo para mais escolas da rede, mas fez um alerta aos professores e gestores presentes.

“Para as escolas que querem aderir a esse modelo, eu digo que não façam se estiverem fazendo apenas por obrigação. Porque implantar a Educação Integral dá muito trabalho e é necessário empenho para que dê certo”, explicou Pilar Lacerda.

Com informações da assessoria