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Educação

Professores da rede pública participam de formação sobre ensino religioso

A formação é realizada pelos acadêmicos do curso de Ciências da Religião, da UEA (Foto: Érica Marinho/Semed)

Nesta quarta-feira (27), professores da rede pública das secretarias Municipal de Educação (Semed) e de Estado de Educação (Seduc) participam, em tempo integral, de uma formação sobre o ensino religioso, no auditório Paulo Freire, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

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A formação é realizada pelos acadêmicos do curso de Ciências da Religião, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que fazem parte do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). O objetivo é discutir as novas perspectivas para o ensino religioso, tomando como base de sustentação a educação para a tolerância e auxiliando os educadores nas práticas pedagógicas efetivando a prática do estudo como um fenômeno humano, que auxiliará o aluno a conhecer o Brasil e as complexidades existentes.

Participaram da formação a professora doutora Marilina Pinto, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com a palestra “O Xamanismo Amazônico” e o professor doutor Donizete Rodrigues, da Universidade da Beira Interior, de Portugal, e da Universidade Estadual do Pará (Uepa), que explicou como estudar a religião na visão das Ciências Sociais.

De acordo com a professora Marilina Pinto, o xamanismo é um conjunto de práticas e rituais que regulam a vida dos povos tradicionais, com profundo respeito pela natureza. Para ela, essa tradição deve ser apresentada aos professores e alunos para que os mesmos entendam que o Brasil não é composto apenas pela matriz judaico cristã. “O Brasil é rico em diversidade cristã e o professor deve mostrar aos alunos como vivem outros povos dentro da sua doutrina e como se relacionam com o sagrado, mantendo o respeito diante do diferente”, explicou a professora.

Autonomia

Durante a formação, os professores participaram fazendo perguntas aos palestrantes e trocando experiências. Para Maria Rosângela da Silva, professora do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Farias Ouro de Carvalho, bairro Monte das Oliveiras, zona norte da cidade, o estudo auxilia na prática pedagógica, dando autonomia para explorar o assunto dentro da sala de aula, com os alunos.

“Eu já trabalhei algumas doutrinas religiosas com visões diferentes e alguns alunos não aceitaram por serem contra o pensamento, costume e crença da família, mas o importante no estudo da religião é conhecer todas e aprender a respeitar”, disse a professora.

Com informações da assessoria