×

Educação

Professores da rede municipal apresentam exposição de materiais feitos de papel e papelão

A exposição intitulada ‘Papelartes’ tem como objetivo conscientizar o público sobre a preservação do meio ambiente (Foto: Lton Santos/Semed)

Origamis, barcos, carros, casas e quadros feitos por dois professores da rede municipal de ensino a partir de papel e papelão estão em exposição até a próxima quinta-feira (17), no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Mezanino do Shopping Manauara, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.

Publicidade

A exposição que tem o título ‘Papelartes’ é desenvolvida pelos professores e artistas Wagner Nogueira e Newton Lima e tem como objetivo conscientizar o público sobre a preservação do meio ambiente por meio do aproveitamento dos materiais descartados, transformando em objetos de decoração.

“É uma satisfação expor um trabalho que é desenvolvido com papelão visando à reciclagem. Então pensando no meio ambiente, pretendo envolver a sociedade, chamando atenção para questão ambiental e o que podemos fazer para cuidar da natureza”, afirmou Wagner.

A universitária Kênia Castilho é uma das pessoas que não conheciam o espaço, mas que se encantou com as obras de artes. “É muito interessante ver essas obras produzidas com papelão, olhando de longe nem dá pra perceber. Eu entrei aqui e não imaginava que iria ficar tão encantada com esses materiais e ainda utilizando algo que poderia estar jogado na rua”, disse.

Segundo a gestora do local, Auxiliadora Salgado, no próximo dia 18 outra exposição será apresentada aos frequentadores do local em parceria com o Lar Batista Janell Doyle, intitulada ‘Recriar com arte’. “Nesta exposição será apresentado um material produzido pela população de rua, como lixeiras feitas com pneus”, explicou.

O espaço

Essa é a 1ª exposição desde que espaço passou a ser administrado pela Semed (Foto: Lton Santos/Semed)

Essa é a 1ª exposição desde que espaço passou a ser administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do projeto Ocas do Conhecimento Ambiental, no último mês de julho. O local fica aberto no horário de funcionamento do shopping de segunda à sexta, das 10 às 22h.

Segundo a coordenadora do projeto, Gina Gama, no espaço são realizadas palestras, oficinas, atividades culturais, voltadas à questão ambiental para os alunos da rede. “Esse é um espaço voltado para as questões ambientais e educacionais. Nós fizemos parcerias que já atuam conosco em outras atividades socioambientais na Semed. O que nós queremos é chamar a população visitar e conhecer o nosso espaço”, informou a coordenadora.

Com informações da assessoria