×

Educação

Prefeitura realiza prova do Saeb com alunos da rede municipal de ensino

A prova consiste em avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática

A ação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed (Foto: Eliton Santos/Semed)

Manaus (AM) – Mais de 30 mil alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental da Prefeitura de Manaus participam, a partir desta segunda-feira (22), da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 300 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A prova consiste em avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, que segue até (10) de dezembro.

Publicidade

A ação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed. O chefe da DAM, professor Anézio Mar, comentou sobre a expectativa em relação aos bons resultados dos alunos participantes.

“Estamos com uma boa expectativa, apesar de estarmos em uma pandemia. A Semed, com o apoio do prefeito David Almeida e do secretário Pauderney Avelino, se mobilizou de uma forma intensa, para que nós fizéssemos, junto com a equipe escolar, uma grande ação pró-Saeb. Esperamos que os nossos alunos consigam se sair bem nessa avaliação, que traz informações relevantes, para que consigamos executar políticas públicas voltadas à continuidade do avanço do ensino e aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou.

Preparativos

Para a gestora Maria Santana da Silva, da escola municipal Vicente de Paula, no bairro Japiim, zona Sul, a expectativa é positiva, porque houve uma preparação coordenada com os 211 alunos participantes do 9° ano. Segundo a diretora, a meta é superar a última média de 2019, que foi de 5,5% nos anos finais.

“A expectativa é a melhor possível diante de um trabalho que temos realizado com toda equipe docente e discente da escola. Estamos confiantes que iremos superar nossa meta, por conta de todo um empenho e dedicação da equipe vicentina. Tendo em vista que este ano é uma continuação do planejamento de 2020, mesmo sofrendo limitações com as aulas on-line, semipresencial e presencial”, enfatizou.

Entre as participantes está a aluna Débora Samara, do 9° ano, que está confiante no êxito da avaliação. “Minha expectativa é que a nossa escola alcance uma nota muito boa, para que possamos chegar em um nível avançado de educação e sejamos referência em nossa rede”, comentou.

Diagnóstico

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante, além de refletir os níveis de aprendizagem demonstrados pelos alunos avaliados.

(Foto: Eliton Santos/Semed)

As médias de desempenho dos estudantes, obtidas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, verificadas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

*Com informações da assessoria