Manaus (AM) – O encerramento do projeto “Oca vai à escola”, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizado, nesta sexta-feira (29), na escola municipal Vicente Mendonça, bairro Grande Vitória, zona Leste da cidade. O objetivo do evento é conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Com total de 10 unidades de ensino em todas as zonas geográficas da cidade, o projeto beneficiou pouco mais de 10 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental ao longo do ano letivo. Na oportunidade, foram abordados temas como: arqueologia da Amazônia, palestras temáticas, como a “Vem passarinhar Manaus”, queimadas, água e saúde, entre outros, além de oficinas.
De acordo com o coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Renato Júnior, que acompanhou de perto o trabalho em todas as escolas, o resultado é muito proveitoso.
“De um modo geral, eu penso que a gente traz uma temática muito pertinente para a atualidade, onde os alunos podem pensar em ajudar a preservação do meio ambiente desde muito cedo. Nós trabalhamos com as turmas do 1º ao 9º ano, trazemos temáticas sócio ambientais, onde os alunos podem aprender, discutir e também contribuir para que no futuro possam ajudar na preservação do meio ambiente”, disse o coordenador.
Privilégio
Cerca de 500 alunos do 6º ao 9º, da escola municipal Vicente Mendonça, participaram das atividades realizadas por vários parceiros, que fazem parte do projeto. Para o diretor da escola, Vagner Castro, foi muito positiva a presença de profissionais que vão ajudar muito os alunos sobre a temática.
“O tema ambiental é importante e fundamental para a sociedade, e ter essas instituições aqui na escola palestrando para os alunos, mostrando atividades desenvolvidas por essas instituições, a importância que tem em nosso dia a dia, em nossas vidas, é de uma relevância fundamental para o crescimento, desenvolvimento e conhecimento dos nossos alunos”, salientou.
Para o aluno do 8º ano, André Ricardo Costa Brandão, de 14 anos, que participou da programação na escola, foi um aprendizado muito grande e que vai levar para toda vida.
“Normalmente, em muitas das explicações que têm nas aulas e nas matérias não é abordado esse tema sobre a questão ambiental. Esse evento foi apresentado para todos os alunos terem uma chance de aprender o que pode acontecer, tanto de bom, como de ruim. Por exemplo, sobre a queimada, a importância da saúde e outros temas que não são abordados em sala de aula. Acho que vai ser muito importante, bem relevante, porque a família não sabe muito, mas vou poder falar para todos sobre isso”, argumentou.
*Com informações da assessoria