×

Educação

Prefeitura participa da 4ª Feira Amazonense de Matemática com Projeto de Educação Financeira da EJA

A proposta utiliza uma abordagem prática e lúdica para ensinar educação financeira aos alunos da EJA

Prefeitura participa da 4ª Feira Amazonense de Matemática com Projeto de Educação Financeira da EJA

4ª Feira Amazonense de Matemática com Projeto de Educação Financeira da EJA (Foto: Eliton Santos/Semed)

Manaus (AM) – A Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de ensino, foi um dos destaques no encerramento da 4ª Feira Amazonense de Matemática, realizada, nesta quarta-feira (6), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Oeste. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou o projeto da escola municipal Sara Barroso Cordeiro, intitulado “Matemática Financeira na EJA: Aprendendo a Planejar o Orçamento Doméstico com a Criação do Jogo da Vida Amazônico”.

A proposta utiliza uma abordagem prática e lúdica para ensinar educação financeira aos alunos da EJA. Desenvolvido ao longo dos anos, o projeto foi criado para ensinar conceitos de educação financeira, por meio de uma ferramenta interativa que facilita o planejamento financeiro e a conscientização sobre a importância de gerenciar o orçamento familiar.

Publicidade

O aluno Antônio Moraes do Nascimento, de 39 anos, compartilhou a transformação que o projeto proporcionou em sua vida. “Esse projeto foi criado para nos ensinar sobre educação financeira. Muitos de nós, que vivemos de salário ou aposentadoria, não fomos ensinados a poupar ou a fazer um ‘pé de meia’. Aprendi a saber quando poupar, a importância de avaliar um empréstimo e como guardar para emergências, como problemas de saúde ou consertos em casa”, afirmou.

O coordenador de matemática da EJA, Manoel Brilhante, ressaltou a relevância de projetos como esse para a formação dos alunos. “O ‘Jogo da Vida’ ajuda nossos alunos a compreenderem o valor de gerenciar suas finanças e tomar decisões conscientes. Muitos de nossos estudantes são chefes de família, e essa formação em matemática financeira os empodera a construir um futuro mais seguro e independente”, destacou.

Francisco Feitosa, coordenador da feira, comentou sobre a importância da participação da EJA no evento.

“A presença da EJA na Feira Amazonense de Matemática reforça nosso compromisso com a inclusão e a valorização do aprendizado em todas as fases da vida. Essa participação nos lembra que a matemática pode transformar realidades, dando a todos, independentemente da idade, a chance de aprender e crescer. A feira é um espaço de troca, onde a experiência de cada um enriquece a todos”, concluiu.

*Com informações da assessoria