×

Educação

Prefeitura homenageia 33 profissionais da educação na Galeria de Honra 2024

O evento visa valorizar os servidores e promover boas práticas educacionais, destacando projetos inovadores que contribuíram para o avanço da educação municipal

Prefeitura homenageia 33 profissionais da educação na Galeria de Honra 2024

O evento visa valorizar os servidores e promover boas práticas educacionais (Foto: Phil Limma/Semcom)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira (21), a cerimônia de reconhecimento dos profissionais da educação na “Galeria de Honra 2024”, que tem como objetivo reconhecer as práticas pedagógicas exitosas dos profissionais da educação e celebrar suas contribuições realizadas ao longo do ano. O evento aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, localizado na sede da Semed, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A galeria é composta por professores, gestores escolares, assessores pedagógicos, formadores, secretários escolares, pedagogos e bibliotecários. O evento visa valorizar os servidores e promover boas práticas educacionais, destacando projetos inovadores que contribuíram para o avanço da educação municipal. A iniciativa inclui os nomes dos homenageados no hall de entrada da secretaria, como forma de reconhecimento permanente.

Publicidade

Foram homenageados profissionais que se destacaram em diversas áreas, como Administração, Infraestrutura, Pedagogia, Alfabetização, Gestão, Inclusão, Tecnologia e Leitura. Esses profissionais foram escolhidos com base em suas práticas inovadoras e no impacto positivo na educação municipal, refletindo diretamente nas metas e estratégias pedagógicas do município.

“A cerimônia de hoje é um momento de reconhecer o trabalho daqueles que fizeram a diferença em 2024, contribuindo de forma significativa para os resultados que alcançamos, como as metas impressionantes no Ideb. Essa homenagem também serve como incentivo para que práticas inovadoras e de excelência surjam em 2025. Em nome do prefeito David Almeida, quero agradecer a todos por seu esforço e dedicação, pois sem vocês, não teríamos atingido as conquistas que tivemos este ano”, destacou a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, durante a abertura da cerimônia.

O evento contou com a presença de educadores, autoridades e representantes da comunidade escolar, todos unidos para celebrar os profissionais que contribuíram para o avanço da educação em Manaus, que alcançou o 5º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A “Galeria de Honra” busca incentivar a multiplicação de boas práticas entre os profissionais da educação, além de destacar iniciativas que promovem a melhoria da qualidade educacional e a eficiência na gestão pública.

Os homenageados foram selecionados de acordo com os parâmetros publicados no Diário Oficial nº 5683, que instituiu o Projeto Galeria de Honra na rede municipal de ensino.

Homenageados

Entre os homenageados, destaca-se Leís Batista, servidor da rede municipal de ensino há 25 anos, atualmente diretor do Departamento de Planejamento da Semed. Ele foi reconhecido pelo projeto “Matriz de Risco Institucional”, que visa mapear os avanços realizados ao longo do ano e criar estratégias para melhorar as áreas que precisam ser aperfeiçoadas. Leís iniciou sua trajetória na Semed como estagiário, passando por diversos cargos até alcançar sua posição atual.

“Após 25 anos de serviço prestado à Semed em diversos projetos, vejo este dia como uma grande honra. Recebo esta homenagem com gratidão, pois é fruto de um projeto que surgiu dentro do Deplan e que conseguimos implementar com êxito. Essa honraria é uma prova disso”, declarou Leís.

Outro homenageado foi o bibliotecário Jorge Hayder, da Escola Solange Nascimento, e que atua na Semed há 13 anos. Ele foi reconhecido pelo sucesso do projeto “Jovens Contadores de História”, que visa incentivar a leitura entre alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, por meio de oficinas de contação de histórias. A iniciativa também busca levar a leitura a alunos de outras unidades da zona rural de Manaus, abrangendo desde o 1º ao 5º ano e a educação infantil.

“Este prêmio tem um significado muito importante para mim, pois reconhece um trabalho que venho desenvolvendo há mais de 10 anos. Além disso, destaca o papel fundamental dos bibliotecários nas escolas, mostrando que temos ações e projetos relevantes para a educação. Acredito que isso abre espaço para que mais bibliotecários possam mostrar seu trabalho”, afirmou Jorge Hayder.

A cerimônia foi um momento de celebração do esforço e das práticas inovadoras dos profissionais da educação, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Manaus com a melhoria da qualidade educacional.

*Com informações da assessoria