×

Educação

Mais de 16 mil estudantes realizam inscrição para o Programa Bolsa Universidade

 Para 2017, o programa conta com 13.013 vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas que aderiram ao programa - foto: Altemar Alcântara/Semcom

Para 2017, o programa conta com 13.013 vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas que aderiram ao programa – foto: Altemar Alcântara/Semcom

Desde a abertura do processo no dia 3 de novembro deste ano, mais de 16,5 mil estudantes da capital amazonense já fizeram a inscrição para o edital 2017 do Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus.

Publicidade

De acordo com dados da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), os números atuais do programa chegam à marca média de 3,3 mil inscrições diárias feitas pelo Portal do Candidato.

O programa conta, para o ano que vem, com 13.013 vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas que aderiram ao programa. São oferecidas bolsas integrais, de 100%, e parciais (75% e 50%) para os estudantes que atenderem aos requisitos previstos em edital.

Entre os requisitos obrigatórios para que o candidato possa participar do certame estão: ser brasileiro nato ou naturalizado, ser residente em Manaus, não possuir diploma de curso superior e não estar matriculado em universidades públicas.

Por outro lado, o candidato já precisa estar regularmente matriculado ou, ao menos, estar apto a se matricular em uma das sete instituições participantes do programa.

Renda de R$ 1.320

Os interessados também não podem possuir renda familiar per capita superior a um e meio salário mínimo, o equivalente a R$ 1.320 na cotação atual. A renda familiar mensal deve ser calculada levando em conta todo o conjunto de moradores que habitam em um mesmo domicílio, possuindo ou não grau de parentesco entre si.

Outro requisito previsto em edital e item inerente é a legislação do programa, ainda de acordo com a prefeitura, é o fato de que os candidatos às bolsas municipais não podem ser beneficiários de outros programas de graduação mantidos pelo Poder Público ou pela iniciativa privada.

O resultado da primeira chamada do programa está previsto para o dia 18 de novembro. A fase de recursos inicia no dia 21 e encerra no dia seguinte. Já a entrega dos documentos dos estudantes selecionados acontece na sede da Espi, entre os dias 23 e 25 de novembro, totalizando três dias de processo.

As inscrições para o programa Bolsa Universidade/2017 podem ser feitas no endereço portalespi.manaus.am.gov.br/bolsauniversidade, até o dia 15 de novembro, às 23h59.

Com informações da assessoria

Comentários