
Escola Municipal Waldir Garcia é a unida da Região Norte certificada como Escola Transformadora. (Foto: Karla Vieira/Semcom)
O trabalho da Escola Municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, Zona Centro-Sul, com a comunidade foi destaque no Portal UOL, na quinta-feira (27). A unidade de ensino foi certificada como Escola Transformadora, no começo do mês de abril, pela organização internacional Ashoka em parceria com o Instituto Alana, organizações que trabalham o incentivo à busca de alternativas para o melhoramento social. A escola é a única da Região Norte a compor as 12 unidades do país que possuem essa certificação.
Na publicação intitulada como “Escola em Manaus abre portas para a comunidade e para o protagonismo”, são destacadas as assembleias semanais desenvolvidas com os estudantes da unidade, momento em que decidem sobre ações da escola e discutem temas de relevância para a comunidade. Uma das decisões escolhidas, como exemplifica o autor da matéria, foi a de estudantes não terem mais intervalos separados, para que convivessem mais durante o recreio e eles próprios assumiram a responsabilidade de organizar esse intervalo.
A matéria aborda também o fato de os alunos estarem “reaprendendo o que é uma escola” e dos encontros semanais que têm com tutores para refletir sobre os projetos de vida deles. Na unidade, os alunos têm aula de iniciação ao pensamento filosófico desde o 1° ano do Ensino Fundamental.
Escola Transformadora
O projeto Escolas Transformadoras é uma iniciativa da organização Ashoka, lançada em 2015, para identificar e apoiar escolas com práticas inovadoras na formação de crianças e jovens como agentes de transformação social. O objetivo da proposta é compartilhar as boas práticas e experiências de cada instituição de ensino e fortalecer a visão comum de que todos podem ser agentes de transformação do mundo, independente do espaço que ocupam.
Para receber a certificação, a escola Waldir Garcia, que oferece Educação Integral para 206 alunos, de 1º ao 5º ano, apresentou sua proposta pedagógica e, nos últimos seis meses, passou por um rigoroso processo de avaliação dos responsáveis pelo projeto, com a realização de entrevistas por vídeoconferência, envio de relatório por escrito das atividades desenvolvidas pela unidade de ensino, apresentação de painéis sobre o trabalho realizado, além de receber visita dos avaliadores que puderam observar de perto o dia a dia da unidade, quando fizeram entrevistas com alunos e professores.
Para ser considerada uma Escola Transformadora, a instituição deve atender quatro critérios do programa: ter alinhamento com a visão de que todos podem ser transformadores; enxergar os alunos como sujeitos ativos de suas aprendizagens; demonstrar capacidade de inovação na aprendizagem oferecida, visando não apenas à educação formal; e ter condições para influenciar o ecossistema da educação no Brasil, trazendo novas soluções.
Veja a publicação completa no link http://andregravata.blogosfera.uol.com.br/2017/04/27/escola-em-manaus/.
Com informações da assessoria