×

Educação

Escola da rede estadual realiza I Mostra de Matemática e Ciências da Natureza

O objetivo da mostra foi integrar os conhecimentos por meio da interdisciplinaridade e contextualização (Foto: Divulgação)

A Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, no conjunto Kyssia, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, realizou na última sexta-feira (22), a I Mostra de Matemática e Ciências da Natureza, com a temática “Interação e evolução da matemática e das ciências da natureza nas mais diversas áreas do conhecimento”.

O evento, apoiado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), abordou seis temas com as turmas da 1ª, 2ª, e 3ª séries do Ensino Médio, sob a coordenação e orientação dos professores de biologia, química, matemática e física.

O objetivo da mostra foi integrar os conhecimentos por meio da interdisciplinaridade e contextualização. As turmas trabalharam com os temas: Túnel do tempo da ciência (1ª série 1); Jogos matemáticos (1ª série 2); A importância da química, física, biologia e matemática no campo da medicina (2ª série 1); O universo (2ª série 2); A química da perfumaria (3ª série 1); e Fontes de energia renováveis e não renováveis.

I Mostra de Matemática e Ciências da Natureza (Foto: Divulgação)

Durante as apresentações dos trabalhos, os alunos demonstraram aos professores-avaliadores empenho na execução das tarefas solicitadas pelos docentes a cada turma. Os estudantes criaram perfumes, encenaram um erro médico (dosagem dos medicamentos por falta de atenção), criaram um túnel bem elaborado, soltaram confetes simbolizando a explosão do Big Bang, mostraram a forma certa de se brincar com jogos matemáticos mais complexos, entre outros.

A gestora da escola, Jane Maria Soares Rocha, 55 anos, ficou satisfeita em ver o resultado dos trabalhos. “É gratificante você verificar que tem o nosso trabalho, o trabalho de um todo, então, ao término da apresentação dos alunos do turno matutino, eu visitei todos os stands e não tem nenhum que eu não tenha gostado. Eu acredito neles, eu acredito nesses alunos e eu sei que o futuro deles será bem maior. Através desse trabalho, eles mostraram companheirismo, solidariedade e espírito de equipe. Eles mostraram que podem ir muito além do que imaginam”, acredita a gestora.

Universo 

A estudante da 2ª série 2 do Ensino Médio, Júlia dos Santos Pereira, 16 anos, apresentou o tema sobre o Universo e destacou que ampliou o seu conhecimento sobre astronomia.

“Aprendi bastante em relação ao nosso lugar no planeta e à ordem dos planetas em si, como o buraco negro. Há muitas que a gente aprende na escola, mas, se formos pesquisar a fundo, descobriremos que tem muito mais sobre aquilo. Essa foi para mim a experiência mais interessante, pois a gente se diverte aprendendo”, afirmou.

Expectativa 

A professora de química da turma da 2ª série 2, Cristiany Marques Anselmo, 40 anos, disse que o resultado do trabalho apresentado pelos alunos correspondeu à expectativa. “Eu acho que eles atenderam a expectativa e aprenderam direitinho tudo o que a gente repassou para eles. Eu me sinto feliz e orgulhosa por ter orientado, ter dado ideias e ter sido indicada por eles”, revelou a professora.

Orientadores 

A equipe pedagógica de professores que apoiaram os alunos nas pesquisas foi formada por Maricelia Oliveira de Sousa (biologia); Cristiany Marques Anselmo (química); Willian Motta de Oliveira (matemática); e Wilguem Torres da Silva (física).

Algumas turmas tiveram a possibilidade de trabalhar com mais de um professor ao mesmo tempo, porque o seu tema permitia uma maior abrangência nas áreas do conhecimento.

Diversão 

A aluna do 2º ano 1, Thaíssa de Sousa Bezerra, 15 anos, já participou de três edições da mostra e disse que adquiriu novos conhecimentos de uma forma divertida.

“Eu consegui aprender muito sobre dosagem na nossa apresentação sobre biologia. Aprendi o que uma dosagem causa se for administrada de maneira errada. Essa mostra foi muito boa e eu não vou esquecê-la porque me diverti e a gente aprende mais quando se diverte”.

A professora de biologia Maricelia Oliveira de Sousa, 47 anos, foi orientadora da turma e acredita que os alunos se dedicaram e que foi tranquilo trabalhar com todos. “Isso favorece o conhecimento mais amplo. Eu me sinto agradecida por ter participado junto com eles. Eu acredito que eles aprenderam bastante”.

Com informações da assessoria

You cannot copy content of this page