Alunos e técnicos da equipe de robótica da Escola Municipal Jorge Resende Sobrinho, já estão se preparando para o desafio internacional do Toneio de Robótica First Lego League (FLL) Open Eupean Championship 2017, que acontece no fim do mês de maio na Dinamarca. Para isso, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu) está proporcionando um curso gratuito intensivo de inglês para os seis representantes.
Na noite desta quarta-feira (3), aconteceu a aula inaugural, no auditório do Icbeu, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, Centro. A solenidade reuniu os cursistas, o presidente do Icbeu, Luiz Fabian Barbosa, e a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt.
A escola é a única municipal do Brasil a participar da etapa internacional do torneio, que reúne jovens de mais de 90 escolas públicas e privadas de todo mundo. De acordo com a titular da Semed, Kátia Schweickardt, a conquista da Escola Jorge Resende representa um marco na história da secretaria e é reflexo do resultado do trabalho pedagógico que está sendo realizado nas unidades de ensino do município.
“A ida desta equipe pode parecer uma coisa pequena no universo de 240 mil alunos atendidos pela secretaria, mas representa muito para nós porque é uma conquista inédita. É uma escola municipal de Manaus que representará o Brasil em uma etapa internacional. Com isso, vemos a consolidação de um projeto muito vigoroso, no momento em que a crise econômica está acirrada no país, quando os nossos índices educacionais começam a melhorar e passamos a investir naquilo que de fato é a nossa razão de existir, que é fazer educação básica de qualidade”, destacou a secretaria, acrescentando ainda que a parceria ampliará a participação da sociedade em cursos livres e outras línguas.
O Icbeu está instalado em Manaus desde 1956. Na solenidade, o presidente do Instituto, Luiz Fabian Barbosa, destacou que a participação da iniciativa privada na administração pública é extremamente importante na transformação da sociedade e no fomento de projetos que envolvam crianças e adolescentes de escolas públicas.
“É interessante mencionar sobre a pouca participação da iniciativa privada em projetos vinculados ao poder púbico. E isso se torna cada vez mais importante para o nosso país, dada a situação de crise que o Brasil se encontra. Então, é preciso que haja o engajamento da iniciativa privada neste e em outros projetos da administração pública, porque é dever, também, do empresariado zelar por uma cidade melhor e lutar por um futuro promissor para as crianças e adolescentes, porque um futuro melhor para nossas crianças representa um futuro melhor para os nossos negócios”, destacou.
As aulas de língua inglesa serão ministradas aos sábados, das 8h às 13h, e às terças-feiras e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, durante o mês de maio e serão voltadas especificamente para a apresentação dos estudantes durante a competição. A ideia é que a partir do curso, os adolescentes aprendam o necessário para terem o mínimo de dificuldades em se comunicar e possam aproveitar a experiência no exterior. O método será de fácil compreensão e de entendimento. Ao longo das aulas, os alunos aprenderão cerca de 200 palavras em inglês, além de assuntos que estejam atrelados a apresentação do robô que será exposto no torneio.
A equipe de robótica da Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, localizada na zona Leste de Manaus, é composta pelos alunos Daniel Ribeiro, 15, Laís Sampaio, 15, Pedro dos Santos Oliveira, 15, Sâmila Magalhães, 14, Thiago Michiles, 15, juntamente com a professora Grasielle Souza, e o diretor Oswaldo Fernandes, que compõem a Equipe Invictus.
A escola será avaliada em três categorias. Para o aluno Thiago Michiles, as aulas de inglês darão condições para a equipe competir.
“O curso será importantíssimo e decisivo nesta etapa, porque a partir dele vamos adquirir conhecimento para enfrentar e para estar no mesmo patamar de outras instituições do Brasil e do mundo”, afirmou.
Para Laís Sampaio, de 15 anos, o curso de idiomas representa um recomeço, pois ela havia parado de estudar inglês em um curso que estava matriculada, porque os pais não tinham condições financeiras para o custear.
“Este curso representa um recomeço para mim, porque vou dar seguimento ao estudo de inglês que adoro”, frisou.
Torneio
O Torneio de Robótica First Lego League é voltado para crianças de 9 a 16 anos e tem o objetivo de despertar nos alunos de unidades de ensino do Brasil o interesse por temas como ciência e tecnologia, dentro do ambiente escolar. Além disso, a competição desafia os estudantes a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs com a tecnologia “Lego® Mindstorms®” para cumprir as missões da mesa de competições em 2 minutos e 30 segundos.
Com informações da assessoria