Para encerrar a Semana Nacional do Trânsito, mais de 200 mil alunos das 492 unidades de ensino entre creches, Centro Municipal de Educação (Cmei) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participaram, nesta segunda-feira (25), de atividades voltadas para o Dia ‘D’ no Trânsito. A ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) realizou desde o dia 18 ações de orientações nas escolas municipais de Manaus.
A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, acompanhada da subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, do chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Alexandre Romano da Semed, e do procurador jurídico do Manaustrans, Eudes Albuquerque, participaram do encerramento da semana, que aconteceu no Centro Municipal de Educação (Cmei) Maria Clara Machado, no bairro Petrópolis, zona Sul.
Durante o evento a secretária falou da importância em orientar desde cedo as crianças para que se tornem motoristas e pedestres cientes dos seus direitos e deveres, tornando o trânsito da cidade mais seguro e humanizado.
“Manaus como todas as grandes cidades, tem um grande problema no trânsito, diariamente acontecem acidentes e nós como uma Secretaria de Educação precisamos orientar os nossos alunos desde muito cedo a como se comportar. As crianças são os principais agentes de transformação dentro da família, cobrando e ensinando o que é certo e errado”, comentou.
Para o diretor jurídico do Manaustrans, Eudes Albuquerque, orientar as crianças é importante, uma vez que reeducar os motoristas adultos é mais complicado devido aos hábitos já adquiridos, mas ainda assim, várias ações estão sendo realizadas, em busca de um trânsito mais seguro para todos.
“Nós estamos em busca da redução de acidentes no trânsito, para isso colocamos sinais em vários pontos da cidade, assim como faixa de pedestre em lugares estratégicos para garantir uma travessia segura para todos”, explicou.
De acordo com o chefe da DEI, Alexandre Romano, os alunos da Educação Infantil receberam orientações por meio de atividades recreativas, desenvolvidas pelo projeto “Transversalizando o Trânsito na Educação”, com os professores de Educação Física da Caravana da Educação.
O aluno Guilherme da Silva, 6 anos, do 2º período, contou que aprendeu várias regras de trânsito e agora vai chamar atenção do pai quando ele estiver fazendo algo errado. “Eu vou falar pro meu pai que tem que usar o cinto de segurança e não pode ultrapassar o sinal vermelho”, afirmou.
Com informações da assessoria