![Visita à empresa Hitachi (Foto: Suframa/Divulgação) Suframa visita Hitachi para discutir expansão e incentivos fiscais](https://diariomanauara.com.br/wp-content/uploads/2025/02/suframa-visita-hitachi-e-discute-expansao-e-incentivos-fiscais-scaled-e1738818834957.jpeg)
Visita à empresa Hitachi (Foto: Suframa/Divulgação)
Manaus (AM) – A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitou, nesta quarta-feira (5), as instalações da Hitachi Astemo Manaus Powertrain, localizada na avenida Torquato Tapajós, no Tarumã, Zona Oeste da capital amazonense. O objetivo da visita foi acompanhar as atividades da empresa, discutir a ampliação da produção e avaliar demandas relacionadas a Processos Produtivos Básicos (PPB).
A comitiva foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva, além dos superintendentes-adjuntos Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Carlito Sobrinho (Administração), além do gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel. A equipe foi recebida pelo presidente da Hitachi Astemo Powertrain, Koichi Teshima, o gerente-geral, Sérgio Nakazawa, e pelos gerentes Antônio Marcos de Oliveira (Administração), Laércio Cavalcante (Produção) e Takeshi Miki (Compras), além do gerente comercial Roberto Otani.
Durante a visita, Otani destacou a trajetória da empresa, que iniciou suas operações na Zona Franca de Manaus em 2000, sob o nome Keihin Tecnologia do Brasil Ltda., e passou por uma fusão em 2021 com a Hitachi Automotive, Nissin e Showa, formando a Astemo. Atualmente, a empresa fornece sistemas de injeção eletrônica para motocicletas como corpos de aceleração, coletores de admissão e bombas de combustível. Seus principais clientes são Moto Honda da Amazônia (73% do faturamento), Yamaha da Amazônia (16%) e Honda Automóveis (5%), com exportações para Tailândia, China e Estados Unidos.
Otani também mencionou a expansão da operação, que atualmente conta com 397 funcionários em dois turnos, mas prevê a abertura de um terceiro turno devido à alta demanda, elevando o quadro de colaboradores para mais de 400 funcionários. Ele ressaltou a importância da visita da Suframa para fortalecer a relação com o órgão e ampliar o conhecimento sobre as atividades da empresa.
“Precisamos do apoio da Suframa para os pleitos de Processos Produtivos Básicos (PPBs), o que nos permitirá ampliar e diversificar nossa produção”, afirmou.
- (Foto: Suframa/Divulgação)
- (Foto: Suframa/Divulgação)
- (Foto: Suframa/Divulgação)
O superintendente Bosco Saraiva reforçou o compromisso da Suframa com a manutenção e fortalecimento dos incentivos fiscais e destacou o interesse de novas empresas em se instalar na Zona Franca de Manaus. Ele também solicitou a participação ativa da Hitachi Astemo no projeto ESG (Environmental, Social and Governance) – cujo propósito é impulsionar a incorporação de princípios ambientais, sociais e de governança em todas as esferas empresariais -, visando ao desenvolvimento sustentável da região.
“A visita é fundamental para fortalecer a política pública de incentivos e fomentar a expansão de empresas como a Hitachi, que desempenham um papel estratégico na nossa economia”, afirmou Saraiva.
*Com informações da assessoria