
O embaixador da República do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, discursou no evento que reuniu diversas lideranças empresariais da região – fotos: divulgação
Com uma cerimônia marcada por homenagens, integração e presença institucional de destaque, a Associação PanAmazônia celebrou, na noite desta quarta-feira (23), seus 15 anos de atuação em defesa do desenvolvimento econômico da região. O evento ocorreu na nova sede da entidade, no Crystal Tower, um dos edifícios corporativos mais prestigiados de Manaus, e reuniu empresários, representantes de diversas instituições, associados e convidados especiais — entre eles, o embaixador da República de Chipre no Brasil, Vasilios Philippou.
Ao longo da noite, a PanAmazônia homenageou empresas e instituições com trajetória relevante na Amazônia, reconhecendo seu papel na construção de uma região mais integrada, próspera e protagonista. Receberam placas comemorativas: Amazon Explorers (60 anos), Grupo Rovema (40 anos), Grupo Zucatelli (40 anos), RD Engenharia (30 anos), Dihal da Amazônia (30 anos), DD&L (30 anos), SENAI-Acre (50 anos), Platinum Construções (25 anos), ATEM Distribuidora (25 anos) e Instituto Sabin (20 anos).
“O Instituto Sabin tem sido um parceiro essencial no fortalecimento de iniciativas sociais na região. Essa homenagem é um reconhecimento justo e simbólico desse compromisso”, destacou Belisário Arce, diretor executivo da PanAmazônia, ao entregar a placa comemorativa aos representantes locais da instituição, Régis Torres e Simone Arruda.

Os gestores locais do Sabin exibindo a placa de homenagem recebida de Belisário Arce
Criado em 2005, o Instituto Sabin atua como braço social do Grupo Sabin, com presença em 14 estados e no Distrito Federal. Em duas décadas, a organização impactou mais de 2,5 milhões de pessoas por meio de programas voltados à inovação social, saúde e fortalecimento comunitário.
Também entre os homenageados estavam os empresários Jaime e Jonathan Benchimol, por seu histórico de apoio à missão institucional da associação. “Sem o apoio e o comprometimento desses dois, nossa associação não seria o que é hoje. Por isso, não poderíamos deixar de registrar publicamente esse reconhecimento — embora saibamos que todos os nossos membros são igualmente importantes”, declarou o anfitrião da noite.
Em seu discurso, Arce reforçou o caráter simbólico e estratégico da ocasião. “Estamos reafirmando nosso compromisso com uma Amazônia que cresce com liberdade, dignidade e protagonismo. Este novo espaço representa a continuidade desse propósito e o fortalecimento das pontes que temos construído ao longo dessa trajetória.”
O presidente do Conselho Diretor da PanAmazônia, Adélio Barofaldi, também participou da solenidade e reforçou o propósito da entidade. “Temos que continuar trabalhando pelo desenvolvimento com liberdade econômica e pelo reconhecimento das iniciativas empreendedoras que ajudam a transformar a realidade da nossa região”, afirmou.
A nova sede da PanAmazônia representa um passo estratégico em sua trajetória institucional. Além de ampliar a estrutura de atendimento e articulação, o espaço simboliza o compromisso da associação com a continuidade de sua missão: fomentar o diálogo entre lideranças públicas e privadas que acreditam na liberdade, na integração e no protagonismo amazônico como pilares para o futuro da região.