Realizar um Campeonato Internacional de Pesca Esportiva no Amazonas é um dos projetos do Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), para fomentar o turismo de eventos e consolidar o estado como destino para os amantes do segmento de pesca. O assunto foi debatido nesta quinta-feira (18), entre o corpo técnico da Amazonastur e o diretor da Fish TV, Luiz Motta, que organiza campeonatos de pesca em outros estados do país, e o profissional do ramo de pesca esportiva, Salomão Rossi.
A proposta é formatar uma competição para a alta temporada de pesca entre os meses de setembro ou outubro, que envolva o maior número de participantes e promova o turismo de pesca consolidando o Amazonas como um dos principais destinos para o segmento no Brasil.
“O Amazonas tem mais espécies de peixe que o mar como um todo. Todo pescador esportivo do mundo ambiciona pegar um tucunaré. O pescador se apresenta para o destino, ele vem atrás. Por isso é importante desenvolver o segmento no estado para que eles venham fazer pesca esportiva aqui”, declarou Motta.
A partir do início dessa parceria, será elaborado o projeto para organização do campeonato considerando as particularidades da região, a preservação ambiental e o turismo sustentável da pesca esportiva. A expectativa é que o evento movimente o setor turístico e fomente a economia do Estado.
Potencial do Estado
De acordo com o presidente da Amazonastur, Orisne Junior, a realização do campeonato é um dos principais eventos do Governo previstos para esse ano. “Por determinação do governador Amazonino Mendes, vamos fazer o que ainda não foi feito para desenvolver esse imenso potencial do nosso estado. Com essa parceria, vamos promover um excelente campeonato e conquistar o pescador esportivo para que ele não deixe mais de vir ao Amazonas”, afirmou.
O pescador profissional, Salomão Rossi, compartilhou um pouco da sua experiência e ressaltou a importância do campeonato para o turismo. “Temos tudo para explorar esse segmento no Estado, pois com o fluxo turístico, ordenamento e a receita econômica do estado, podemos tornar a prática da pesca esportiva uma das principais receitas econômicas do Amazonas”, disse.
Com informações da assessoria