×

Economia

Economista afirma que crédito inteligente é chave para bares e restaurantes prosperarem

O especialista em finanças empresariais, Marcus Evangelista, apresenta linhas de crédito atrativas para empresários do setor

Economista afirma que crédito inteligente é chave para bares e restaurantes prosperarem

Em 2020, o Brasil perdeu cerca de 30% dos estabelecimentos voltados à alimentação fora do lar. A maioria dessas perdas envolveu restaurantes que não conseguiram resistir aos impactos das medidas de restrição e isolamento social adotadas para conter o avanço da Covid-19. Os dados são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Durante uma palestra promovida pela entidade, em Manaus, o economista Marcus Evangelista destacou a importância do acesso a linhas de crédito adequadas como fator decisivo para a sobrevivência e o crescimento desses negócios. Evangelista compartilhou orientações importantes sobre financiamento, gestão e estratégias para enfrentar os desafios do setor, amparado por mais de 20 anos de experiência na área.

“Além das linhas tradicionais do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte), temos o Fungentur, linha de crédito de capital de giro isolado, que é voltada para o segmento, mas ainda é pouco procurada. Também temos consórcios que são hoje os mais interessantes por não cobrarem juros. Os empresários podem usá-los para adquirir capital de giro, mas como não é de interesse dos bancos, essa opção raramente é explicada pelos gerentes. Realmente vivenciamos o assunto de captação de recursos com seriedade e isso vale para todas as nossas unidades (Manaus, Boa Vista, Recife, Fortaleza e Orlando). Um estudo prévio detalhado da operação pode evitar muitas armadilhas. Conosco a operação é 100% ganha-ganha. Só ganhamos se o nosso cliente ganhar ”
Empreender com planejamento

Com 22 anos de história, a Exithus Consultoria tem se destacado na captação de recursos com reconhecimento e premiações. “Todos os prêmios criados nos segmentos levamos os primeiros lugares. E nosso segundo diferencial é que só recebemos pagamento do cliente quando o processo dele está aprovado. Isso elimina o risco para o empresário e combate práticas abusivas de supostos profissionais que somem após receber pagamentos antecipados”, frisou Marcus.

Evangelista foi enfático ao aconselhar novos empreendedores: “Amar a atividade, conhecer os detalhes da operação e realizar um estudo de viabilidade são passos obrigatórios. Só então se deve buscar apoio financeiro para a empreitada”. Ele ainda destacou que “a gestão é o primordial de tudo. Em locais como Manaus, o modismo influencia muito o fluxo de clientes, e o empresário precisa se adaptar rapidamente”, disse.

A receita para o sucesso

De acordo com o economista, quem pretende abrir ou expandir um negócio deve evitar a emoção. Marcus Evangelista enfatiza que um plano de negócios, cálculo do capital de giro necessário e estudo do prazo de retorno são fundamentais.

“Muitos projetos que parecem viáveis na teoria falham na prática por falta de liquidez. E, acima de tudo, contratem um profissional qualificado para orientar sobre crédito. Nem sempre o que o gerente do banco oferece é o melhor”, alertou Marcus Evangelista.

A palestra na Abrasel reafirmou a importância da informação e da gestão especializada para quem deseja prosperar no competitivo mercado de bares e restaurantes.

Com informações da assessoria de imprensa*

You cannot copy content of this page