×

Cultura

“Segredos do Coração” é a grande aposta do boi-bumbá Garantido

No Festival de Parintins, o boi vermelho e branco promete exaltar suas origens, celebrar a ancestralidade e cantar pela esperança

“Segredos do Coração” é a grande aposta do boi-bumbá Garantido

Coletiva de imprensa do boi-bumbá Garantido (Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc)

Parintins (AM) – O boi-bumbá Garantido apresentou, na quarta-feira (26), o projeto de arena para as três noites de festival. Com o tema “Segredos do Coração”, o boi vermelho promete exaltar suas origens, celebrar a ancestralidade e cantar pela esperança e preservação da Amazônia. Neste ano, o 57º Festival de Parintins realizado pelo Governo do Amazonas acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho.

O presidente do Garantido, Fred Góes, contou que a preparação do boi vermelho e branco foi diferente do que se viu nos últimos anos.

“Hoje, a gente está num processo do festival de aperfeiçoamento artístico, de profissionalização dos nossos espetáculos. Os nossos espetáculos vão para o mundo todo. Então, nós trabalhamos muito para isso”, afirmou.

Publicidade

Segundo a Comissão de Artes, na primeira noite, o Garantido vai falar sobre a origem da vida, que passa pela Amazônia como o centro da resistência dos negros e povos originários e todos os mistérios que rodeiam essa resistência, chegando até a Baixa da Xanda, que é de onde o próprio Garantido foi criado, pelo mestre Lindolfo Monteverde.

A segunda noite chega revelando o segredo da ancestralidade amazônica.

“Uma ancestralidade que na cidade de Lindolfo Monte Verde quebra barreiras e dilui as fronteiras entre indígenas, negros e brancos”, destaca a Comissão de Artes do bumbá.

E a terceira e última noite é quando o Garantido se inspira no imortal Ailton Krenak, ao apresentar e falar da esperança em um mundo melhor, com base em um futuro ancestral.

“A última noite vem ser trabalhado o futuro ancestral, na ideia de Ailton Krenak. Para nós termos um futuro, nós temos que olhar a nossa ancestralidade, a nossa origem. É por isso que eu digo que o trabalho do Boi Garantido é coerente, porque nós vamos fechar com essa visão de que há esperança para essa Amazônia ser respeitada, fortalecida, reconstruída do ponto de vista simbiótico, humano, porque os amazônidas e aqueles que vêm viver entram nessa simbiose, nessa relação com a natureza e a protegem, vivem em harmonia”, afirmou a membro do conselho de Artes, Hellen Picanço.

Preparação

Este ano, os bumbás entram na arena com um destaque diferenciado para os itens individuais, após a repercussão da participação de Isabelle Nogueira no reality show nacional. Além disso, no Garantido, a preparação e expectativa possui outras motivações

O pajé da nação vermelha, Adriano Paketá, falou sobre a expectativa de defender o item 12 no cenário atual da agremiação.

“A gente sabe o potencial que o Garantido está tendo hoje em dia. É o diferencial. A gente já começa a ver um Garantido bem mais organizado, mais robusto e a diretoria junto com a comissão de artes planejou tudo isso para fazer com que o torcedor acreditasse nesses novos tempos do boi Garantido. O boi se reergueu e, consequentemente, essa energia emana para todos os setores e isso faz com que a gente acredite cada vez mais no potencial que a gente tem a oferecer”, destacou Paketá, que há cinco anos defende o item.

*Com informações da assessoria