×

Cultura

Projeto ‘Ballet & Amigos’ apresenta o espetáculo de dança ‘O Quebra-Nozes’, no Teatro da Instalação

A atração faz parte da agenda do Programa Espaço Aberto (Foto: Divulgação)

 

Publicidade

Manaus/AM – Neste sábado (22) e domingo (23), a partir das 19h, o Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, no Centro de Manaus, recebe o projeto “Ballet & Amigos”, com apresentação do espetáculo de dança “O Quebra-Nozes”. O evento faz parte da agenda do Espaço Aberto, programa promovido pelo Governo Amazonino Mendes, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A entrada para o evento custa R$ 20.

Com direção artística de Charles Alfaia, o espetáculo é apresentado em dois atos baseados no conto “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, de E.T.A Hoffmann. “Essa apresentação tem um significado muito profundo na vida de um bailarino. Quebra-Nozes é um espetáculo que tem uma história marcante na vida de milhares de artistas, dessa maneira, apresentá-lo torna-se desafiador para nós”, conta o diretor.

Alfaia destaca ainda a importância do projeto que reúne uma nova geração de bailarinos. “A maioria ainda atua amadoramente para participar de uma obra do Ballet de repertório mundial e que tem uma tradição na cidade. E na época de Natal não tem como pensar em outra obra senão ‘O Quebra-Nozes'”.

“O Quebra-Nozes”

Quebra-Nozes é um espetáculo que tem uma história marcante na vida de milhares de artistas (Foto: Divulgação)

 

Ato I – Os Stahlbaum decoram a casa e, com um banquete, esperam ansiosos os convidados para a festa de Natal. Clara e seu irmão Fritz esperam ver especialmente seu tio Drosselmeyer, fabricante de relógios e brinquedos que sempre dá maravilhosos presentes aos sobrinhos. As festividades começam e o tio Drosselmeyer apresenta seus bonecos dançarinos e presenteia Clara com um Boneco Quebra-Nozes. Ao fim da festa de Natal, os pais põem as crianças na cama e, no quarto de Clara, seu mundo se transforma, espantada ela vê seu boneco Quebra-Nozes ganhar vida.

Ato II – Ao chegar a Terra dos Doces, o Quebra-Nozes se transforma em um belo e jovem príncipe que, junto com a Fada Açucarada, providenciam uma recepção espetacular e calorosa em homenagem a Clara. Quando a festa na Terra dos Doces vai se encerrando o príncipe Quebra-Nozes conduz Clara de volta ao lar, onde ela volta a sua cama esperando por uma nova aventura.

Ballet & Amigos

O projeto é um resgate da tradição das danças clássicas da e propõe reunir jovens artistas e renomadas companhias que trabalham com as técnicas do Ballet clássico na cidade de Manaus, a fim de recriar os Ballet de Repertório.

*Com informações da assessoria