Manaus (AM) – A Orquestra Sinfônica da Amazônia apresentará um concerto especial da Seção de Metais, que promete emocionar o público com um repertório diversificado e performances marcantes. O evento acontece nesta sexta-feira (13), às 20h, na Igreja São Sebastião, no bairro Centro, na Zona Sul de Manaus.
O maestro Rubens Souza descreve o programa como uma oportunidade única para os metais brilharem de uma forma singular. Ele destacou que, embora os metais muitas vezes atuem como blocos em apresentações orquestrais, neste concerto cada instrumento será tratado como solista, proporcionando ao público uma nova perspectiva sobre trompetes, trompas, trombones e tubas.
“É um concerto muito especial, principalmente pela oportunidade de destacar os nossos instrumentos de uma forma diferente, onde todos atuam como solistas”, disse Souza.
A programação inclui a peça “La Péri”, uma fanfarra composta pelo francês Paul Dukas, que narra a jornada de Alexandre, o Grande, em busca da imortalidade, encontrando-se com o ser mitológico Péri. Na sequência, os músicos apresentarão “The Call”, uma obra do compositor holandês Nick Woud, em que cada instrumento de metais tem seu momento de destaque, algo raro em apresentações orquestrais tradicionais.
O concerto também apresenta uma transição do erudito para o popular, com peças da suíte “Three Brass Cats”, do compositor Chris Hazell. Inspirada pelos três gatos resgatados pelo autor, essa obra mistura elementos do jazz e promete um toque lúdico ao concerto. Além disso, a peça “Cat Kraken”, que fecha a suíte, traz a personalidade dominante da gata Kraken, o quarto pet resgatado por Hazell,
Essa edição integra a temporada deste ano da Orquestra Sinfônica da Amazônia, marcada por grandes êxitos e pela presença de solistas internacionais renomados, como o trompetista Otto Sauter e o flautista canadense Michel Bellavance.
“Temos uma temporada muito especial, com grandes nomes colaborando com a orquestra, o que agrega valor ao nosso trabalho”, enfatizou o maestro.
Orquestra Residente do ICBEU
A Orquestra Sinfônica da Amazônia é uma orquestra residente do Teatro ICBEU. Ao todo 50 músicos constituem a OSA.
Incentivo à Cultura
O projeto de criação da Orquestra Sinfônica da Amazônia possui patrocínio cultural do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus). Além do patrocínio, o ICBEU é parceiro do projeto, como já foi citado, a OSA é uma orquestra residente do Instituto.
A orquestra tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA).
Quem é o Maestro Rubens Souza?
Músico trompetista formado pela Universidade Federal do Amazonas. Atua na Amazonas Filarmônica há mais de 25 anos. Criador da Série Rio Negro Concertos Sinfônicos e da Orquestra Sinfônica da Amazônia. Nos últimos anos tem dedicado a carreira como diretor artístico e na regência de orquestras clássicas.
*Com informações da assessoria