×

Cultura

Orquestra de Violões exalta repertório amazônico no primeiro concerto de 2018

O repertório iniciou com a música “Amazonas Moreno”, do grupo Raízes Caboclas, e “Porto de Lenha”, de Zeca Torres e Aldisio Filgueiras (Fotos: Michael Dantas/SEC)

Mesmo com a chuva deste domingo (7), mais de 350 pessoas assistiram a Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM) iniciar a temporada com o pé direito em 2018 ao realizar o concerto “Regional”, no Teatro Amazonas. O espetáculo, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), destacou a música amazonense com versões do grupo Raízes Caboclas, Zeca Torres, Chico da Silva e outros. O evento ainda teve a participação especial da soprano Miriam Abad.

Publicidade

“Preparamos este repertório com muito carinho para apresentar a música da nossa terra aos turistas e a todos que vieram prestigiar o concerto no Teatro. Todos os compositores são conterrâneos e falam sobre os nossos costumes e nossa cultura”, disse o maestro titular da Ovam, Davi Nunes, que regeu o concerto.

O repertório iniciou com a música “Amazonas Moreno”, do grupo Raízes Caboclas, e “Porto de Lenha”, de Zeca Torres e Aldisio Filgueiras. Com interpretação da soprano Miriam Abad, o público se encantou e aplaudiu calorosamente a orquestra. Miriam, que foi soprano da Ovam de 2005 a 2014, declarou que voltar a cantar com a orquestra é sempre emocionante.

“Voltar a me apresentar com este repertório exclusivamente amazônico e ver o público interagir de forma carinhosa conosco me deixou extremamente feliz. Apesar de um dia chuvoso, tivemos uma plateia receptiva que aplaudiu muito a cada final de música”, disse. “O trabalho da Ovam é esse, trazer música popular, erudita e apresentar da melhor forma para quem vem assistir”, ressaltou a soprano.

Em alguns intervalos, o maestro Davi Nunes interagia com a plateia para apresentar as próximas músicas, com destaques para as canções “Linda Flor” e “Baião de Dois”, do compositor César Lima – que é integrante da Ovam, e para aquelas que representavam o boi-bumbá, como “Flor de Tucumã”, de Emerson Maia, e “Vento Norte”, de Zezinho Cardoso e Ariosto Braga. O concerto terminou com a composição de Chico da Silva, “Amazonas”.

Entre o público, muitos turistas prestigiaram o concerto “Regional” da Ovam. O funcionário público Rafael Galhardo, 25, veio de Curitiba para visitar a capital amazonense e disse que foi apresentado à cultura ribeirinha por meio das músicas que ouviu neste domingo. “Você acaba conhecendo muito por meio da arte e as composições são belíssimas. Elas te fazem imaginar como deve ser a vida pelo Amazonas. Gostei muito”, comentou.

Já a carioca Juliana Trajano, 28, pretende ir a mais concertos no Teatro Amazonas após ver a apresentação da Ovam. “O Teatro é belíssimo e ver um concerto que expressa tanto a regionalidade de um lugar é maravilhoso. Espero ter mais oportunidades de ver outros concertos quando visitar Manaus novamente”, disse.

Com informações da assessoria