×

Cultura

Oficina de Máscaras de Carnaval é um sucesso entre as crianças do Prosamim

O concurso de fantasias animou as crianças (Fotos: Lucas Silva/SRMM)

Uma tarde para exercer a criatividade e dar asas à imaginação. Assim foi a terça-feira (30) das crianças moradoras do Parque Cajual e adjacências, na realização de mais uma atividade proposta pela equipe socioambiental do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Em clima de Carnaval, a criançada confeccionou máscaras para a folia, utilizando materiais simples, mas que resultaram em peças exclusivas e cheias de brilho.

Publicidade

A ação mobilizou, aproximadamente, 40 crianças de 2 a 15 anos, que se empenharam na missão de criar modelos personalizados de máscaras de Carnaval. “Os materiais são fáceis de encontrar, como emborrachado, lantejoula e glitter em diversas cores. O objetivo da oficina foi trabalhar o conceito lúdico dentro do contexto da temática de Carnaval e estimular a criatividade”, destacou a assistente social Ediane Venâncio, da base de atendimento do Parque Cajual.

Concurso de fantasias – Ainda no universo do Carnaval, as crianças serão envolvidas em uma atividade que vai trabalhar a consciência ambiental.

“A partir desta sexta-feira (02) de fevereiro, eles começam a produzir fantasias para o nosso bailinho de Carnaval, que será no dia 9 de fevereiro. Essas fantasias serão feitas em material reciclado e eles estarão organizados em oito equipes para a produção. No dia 9 será o concurso de fantasias, com direito a jurados e premiação para as três primeiras colocadas”, informou a assistente social.

O concurso de fantasias animou as crianças, que estão empenhadas em vencer. A dupla Pedro Henrique dos Santos e Larissa Maia, de 13 e 14 anos, respectivamente, confeccionará uma fantasia inspirada no filme “Malévola”. “Vamos utilizar sacos de lixo, TNT preto, papelão, tampas de garrafa e CDs”, contou Pedro Henrique.

Outra personagem que inspira os pequenos é a Mulher Maravilha. “Vi o filme e gosto muito dela. Vou usar copos, TNT e elástico”, disse Izabelly Moreno, 13. Já Hiago Oliveira, 15, escolheu a eterna criança da ficção, Peter Pan. “A fantasia será feita de TNT, CDs e tampas, mas também terá muito brilho”, revelou o estudante.

Além do concurso, o Bailinho de Carnaval do Parque Cajual contará com brincadeiras e muita marchinha para a diversão da garotada.