Manaus (AM) – O musical natalino “Pedro e Paula” realizou, na noite de quarta-feira (4), o ensaio geral que precede a estreia neste domingo (8), às 19h, no Teatro Amazonas. O espetáculo faz parte da programação do ‘O Mundo Encantado do Natal’, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Com cenário e figurinos dignos da grande produção que é, “Pedro e Paula” conta também com um grande elenco que interpreta, canta e dança. Participam do musical a Amazonas Filarmônica e o Balé Folclórico do Amazonas, incrementando a qualidade do espetáculo, como se pôde conferir no ensaio geral.
A trama trata da amizade entre duas crianças, que se conhecem no Natal e embarcam em aventuras levadas pelo poder da imaginação. O musical “Pedro e Paula” é uma celebração do poder da amizade, da imaginação e do espírito natalino.
Dirigido por Tércio Silva, com direção musical de Marcelo de Jesus e composição assinada por Tim Rescala, o espetáculo conta a história dos personagens de realidades distintas, que mesmo assim encontram conexão, misturando fantasia e realidade.
“Costumo dizer que o musical é para as infâncias. Essas infâncias, quando eu digo, são infâncias de 0 a 100 anos”, define Tércio Silva. “É um encontro muito legal porque é um encontro de duas crianças, de realidades diferentes, e que se encontram no lugar muito comum, que é o lugar do imaginário, do brincar, que independente da sua classe social, é um lugar que todo mundo visita”, pontua o diretor.
A criação do musical “Pedro e Paula” surgiu da colaboração entre Tércio Silva e Tim Rescala, que, após escreverem juntos o libreto, se dedicaram a entender o universo que as crianças visitam a partir do próprio imaginário. A peça é constituída em dois elencos principais: Pedro, interpretado por Arthur Ribeiro e Gustavo Villagelim, e Paula, vivida por Ester Emanuelly e Maria Eduarda.
Os personagens, inseridos em realidades opostas, ao se encontrarem para brincar no Natal, descobrem que podem “desanuviar”. “Eles visitam lugares como o Monte Olimpo, a Paris da Belle Époque e uma caverna, até chegarem ao local do nascimento do menino Jesus”, conta Tércio. O diretor enfatiza que o objetivo do musical é contar uma história de Natal diferente, trazendo uma abordagem brasileira.
“É uma história de Natal que conversa com todas as idades, e o espetáculo tem uma junção musical muito presente, porque a música conduz o musical do início ao fim e o Tim Rescala fez essa costura, trazendo esse brilho”, completa Tércio.
Para toda a vida
Aos 12 anos, o ator Gustavo Villagelim afirma que vai levar o personagem Pedro e a experiência de protagonizar o musical para toda a vida. “Está sendo muito incrível para mim e, quando acabar o espetáculo, eu não vou conseguir largar o Pedro porque ele é minha inspiração para várias coisas”, afirma Gustavo, que é aluno de canto e interpretação do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.
O mesmo sentimento é compartilhado por Ester Emanuelly, 11, uma das intérpretes de Paula. “É meu primeiro musical, minha primeira experiência teatral. E essa personagem eu vou com certeza levar para a vida, porque foi o primeiro personagem que eu fiz E eu senti que ela também é um pedaço de mim”, declara a aluna do Centro Cultural Anibal Beça, também administrado pelo Governo do Amazonas.
Agendamento e app natalino
Ao todo, serão 20 récitas de “Pedro e Paula”, até o dia 23 de dezembro, em dias e horários diversos. A entrada é gratuita, com agendamento online. Para o período de 8 a 16 de dezembro o agendamento já foi realizado na quarta-feira (04/12). Uma nova sessão de agendamentos para as demais apresentações será aberta no dia 16 de dezembro, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br),
O aplicativo Mundo Encantado do Natal, que já está disponível para download nas lojas de aplicativos, leva toda a programação de “O Mundo Encantado do Natal” para a palma da mão do usuário, além de proporcionar uma experiência completa em realidade aumentada, gamificação e a oportunidade de colecionar figurinhas dos personagens do musical “Pedro e Paula”.
Para mais informações, basta acessar o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e as redes sociais da @culturadoam.
*Com informações da assessoria