×

Cultura

Mais de 20 mil pessoas prestigiam o primeiro dia de evento no Centro Histórico de Manaus

Mais de 26 mil pessoas circularam pelo entorno do Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus (Foto: Ricardo Oliveira/Semcom)

Mais de 26 mil pessoas circularam pelo entorno do Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus, durante a programação da quarta edição Passo a Paço, projeto de ressignificação da região onde está o berço histórico da cidade. Este ano, a ocupação cultural chegou ao Porto da Cidade, na rua Vivaldo Lima, onde foram montados dois palcos para os shows de bandas locais e nacionais.

Publicidade

Marcelo D2 e seu filho, Sain, além de Karol Conká levaram o público à loucura na noite deste sábado (12). Um coro às margens do Rio Negro entoou os sucessos de mais de 20 anos de carreira do cantor, uma das mais conceituadas expressões do hip hop no Brasil, e os hits engajados de Karol Conka.

“Depois de mais de uma década fechada, a Praça dos Ingleses é devolvida momentaneamente ao povo pelo Passo a Paço e é nesse ponto tão importante para a cidade que hoje se encontra o melhor da música, com ritmos como reggae, rock e música popular amazonense. Isso tudo faz do Passo a Paço uma edição especial: sotaques e aromas diferentes, tudo muito único, refletindo a identidade de Manaus”, afirmou Bernardo Monteiro de Paula, titular da Manauscult.

O chef francês Claude Troisgros e seu assistente, Batista, visitaram todas as barracas dos chefs. A rota na feira gastronômica, que iniciou às 18h30 terminou depois das 23h, em meio a milhares de fotos, selfies e muito calor. “A experiência do Passo a Paço está sendo muito interessante. A culinária única da Amazônica é encantadora. A variedade de sabores, de produtos é incalculável”, disse o chef francês.

Já Batista, afirmou que fez questão de provar o “jaraqui” para ver se a profecia de quem come o peixe permanece em Manaus se cumpriria. “Mas eu quero é me apaixonar aqui, como já me apaixonei pela culinária”, brincou.

Programação de domingo

Neste domingo (13), a programação continua a partir das 16h com show de Célio Cruz, Karine Aguiar, Os Tucumanus, Mezatrio, Luneta Mágica e Felicidade Suzy, no coreto da Praça Dom Pedro II.
No palco Música, Elisa Maia, Jander Manauara e Essence prometem agitar o público à beira do Rio Negro. Às 20h, a cantora Alcione toma conta do palco principal, no mesmo local.

Às 19h, no Café Teatro, o espetáculo “A excêntrica família de Clowns”, com direção de Hely Pinto, reúne os amantes do teatro. No Paço da Liberdade, a exposição “Monumentalidade”, de Moacir Andrade, continua aberta ao público.

Outro espaço que recebeu mais de mil visitas no primeiro dia de Passo a Paço foi o museu Crisântemo Jobim, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (Igha), na rua Bernardo Ramos. O acervo arqueológico atraiu a curiosidade de quem passou pela feira. No mesmo local, o bazar organizado pelo Movimento 092 também reuniu os amantes de artes e artesanato na feira de economia criativa.

O Cinemóvel, uma parceria com o grupo Carrefour, funcionará às 16H30, 18h e às 20h, com exibição de filmes dentro de um caminhão que está parado no estacionamento do Paço da Liberdade, na rua 7 de Setembro.

Nas barracas, food trucks e food bikes, a gastronomia local, capitaneada por 38 chefs apresenta sua variedade de sabores nas mais diversas criações culinárias a preços populares, que variam de R$ 5 a R$ 15.

Com informações da assessoria