×

Cultura

Governo do Amazonas apresenta Tururi do Carnaboi aos foliões

O tururi, camisa oficial para brincar no Carnaval, é obrigatório para acompanhar os trios elétricos na pista do Sambódromo (Fotos: Aguilar Abecassis/Secom)

Após três anos sem ser realizado, o Carnaboi volta ao Sambódromo. Neste ano, o evento completa 18 anos de tradição e traz o tema “O Carnaval com o nosso ritmo”. O Carnaboi acontecerá no dia 12, na Segunda-Feira Gorda de Carnaval. O retorno do evento é uma iniciativa do Governo do Amazonas, que aposta novamente no sucesso da tradicional festa, que neste ano reunirá 28 artistas no Sambódromo de Manaus, com mais de dez horas de shows.

Publicidade

Os cantores vão se revezar nos trios elétricos, que estão sendo preparados e produzidos com muito carinho, pois, neste ano, uma das novidades é o fato dos próprios artistas serem parceiros do Governo do Estado na realização do evento, por meio da Associação Amazonense dos Cantores de Toadas (AACT).

Outra novidade do Carnaboi é o tururi, vestimenta obrigatória para acompanhar os trios elétricos na pista do Sambódromo, que será única para todos os artistas, segundo informou o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Orsine Junior.

“Nós estamos fazendo como nos grandes eventos brasileiros. Você compra o ingresso e ganha o tururi, camisa oficial para brincar no Carnaval. Ainda estamos trazendo estilistas para customizarem os tururis, gerando renda para esses profissionais que estavam acostumados a ficarem no ‘backstage’ e agora vão está no ‘frontstage’”

Orsine Junior informou ainda que, para promover mais o retorno do Carnaboi, o Governo do Amazonas, em uma ação integrada com a Amazonastur, Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), elaborou uma agenda de eventos promocionais.

Trabalho promocional

O Tacacá na Bossa Especial Carnaboi, que ocorre todas as quartas-feiras até o dia 7 de fevereiro, no Largo de São Sebastião, e o Bloco Esporte Folia, que ocorrerá no dia 3 de fevereiro, no estádio Carlos Zamith, são alguns dos exemplos desse trabalho promocional.

“Iremos levar os nossos artistas também aos principais shoppings da cidade, onde estarão localizados os pontos de venda dos tururis. O evento está retornando e já mostrou força logo nas primeiras ações, o que demonstra que o governador Amazonino Mendes, que é apaixonado pelo Festival de Parintins, acertou novamente em apostar na festa que é exclusivamente nossa”, destacou o presidente da Amazonastur.

Lançamento

Nesta terça-feira (30), o Governo do Amazonas fez o lançamento do tururi, em um coquetel especial para convidados e imprensa no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasquez, na avenida Constantino Nery, no bairro de Flores, Zona Oeste de Manaus.

Na ocasião, estilistas amazonenses apresentaram sugestões ao público de como customizar a vestimenta oficial do evento. Entre os estilistas que assinam a customização dos tururis estão Santa Cris, Cris Deflor, Jean Carlos, Kaleb Aguiar, Bosco Fonseca, Mauricio Duarte, Mauricio Rocha, José Machado, Edinho Serrão e Dino Soares. Na ocasião estes estilistas puderam mostrar o seu trabalho e criatividade na customização dos tururis.

“O tururi pode ser feito de várias formas, para as pessoas brincarem no Sambódromo e ficarem lindas. Lembrando que na hora de customizar o seu tururi, o importante é fazer cortes bem leves, para não sentir tanto calor e brincar a vontade”, aconselhou Edinho Serrão, um dos estilistas presentes.

Coreografias

Outra ação importante para o retorno em grande estilo do Carnaboi é a programação de Aulões de Boi-bumbá, ensaios das coreografias organizados pelos grupos de dança Somos Um Show e CDC Manaus. Os ensaios, que são abertos ao público em geral, estão sendo realizados na área externa do Centro de Convenções Vasco Vasques, todas as quintas-feiras, até o dia 8 de fevereiro, a partir das 19h30.

No evento, os apresentadores dos bois Garantido e Caprichoso, Israel e Junior Paulain, estiveram presentes e ressaltaram a importância da volta do Carnaboi. Eles contaram que estão preparados para fazem uma linda apresentação porque a festa é muito importante para o estado. Ambos afirmaram que a volta do Carnaboi vai agitar muito o público presente no Sambódromo porque o público estava com saudades do evento.

Pesquisa

O Governo do Amazonas vai realizar duas pesquisas durante o Carnaval. A primeira, a de Satisfação, será realizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a partir do dia 9 de fevereiro e vai prosseguir até a quarta-feira de cinzas (14).